JUFRA FLORIPA NA PROCISSÃO DO SENHOR DOS PASSOS



No último domingo, dia 18/03, irmãs e irmãos da Fraternidade Santíssima Trindade, da Juventude Franciscana de Florianópolis, reuniram-se para participar de tradicional momento de fé, tradição e devoção.
A Procissão do Senhor dos Passos reúne fiéis da arquidiocese de Florianópolis e arredores anualmente, sempre 15 dias antes da celebração da Páscoa. Nesta edição, a estimativa é que tenham participado do cortejo pelas ruas do Centro 65 mil pessoas.
A devoção a Nosso Senhor dos Passos é identificada principalmente em Portugal e no Brasil. A imagem faz referência à primeira queda de Jesus no caminho do Calvário e representa devoção especial da Igreja Católica ao Cristo que entrega a própria vida por Amor. Assim, nos lembramos e agradecemos que, pela cruz, Jesus deu a vida pela salvação de todos nós.
Que a vivência da entrega total do Filho do Deus nos ajude a percorrer também o nosso caminho com devoção e amor.
Paz e Bem!



Significado do nome “Nosso Senhor dos Passos”

A palavra Senhor quer dizer dono, aquele que tem o domínio e o poder sobre tal coisa. A palavra Passos, aqui, vem do latim e quer dizer Paixão, no passivo, no sentido de Sofrimento. Portanto, esta invocação quer dizer: Senhor, dono, dominador do Sofrimento. Ele se entregou livremente ao sofrimento por nossa causa.



A imagem de Nosso Senhor dos Passos

Na imagem, Jesus Cristo é representado carregando a cruz no caminho do Calvário. Trata-se do
símbolo maior do Cristianismo: Jesus carregando a Cruz. Pela Cruz veio a salvação da humanidade.Pelo sangue de Jesus derramado na Cruz, nós fomos salvos de nossos pecados. Por isso, trata-sede uma imagem de significado profundo, forte e maravilhoso.

História da Procissão em Florianópolis

Há 250 anos, a Procissão do Senhor dos Passos ganha as ruas do centro da capital catarinense
como símbolo de fé e história.A festividade iniciou em 1766, após dois anos uma embarcação com destino a cidade de Rio Grande(RS), ter atracado na Ilha do Desterro trazendo a imagem baiana de Senhor Jesus dos Passos.Por uma vontade divina, assim acreditaram os católicos da Ilha, a vinda por engano da escultura querememora o sofrimento de Jesus Cristo crucificado, se tornou símbolo de devoção.A imagem é atribuída ao escultor baiano Francisco das Chagas. Hoje, a Procissão do Senhor dosPassos é Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, conforme Decreto n° 2.504 de 2006 eestá com um processo em andamento para que seja registrada como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Cerimonial da Procissão

Quatro importantes momentos marcam a procissão:
. A lavação da imagem do Senhor Jesus dos Passos, feita por crianças de até sete anos de idade na
quinta-feira que antecede a procissão, na Capela Menino Deus; . A Procissão do Carregador, realizada na manhã de sábado, quando membros da Irmandade do
Senhor Jesus dos Passos e populares transportam até a Catedral Metropolitana os utensílios que
serão usados na mesma noite; . A Procissão da Transladação das Imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das
Dores para a Catedral Metropolitana, que ocorre no sábado à noite; . E, por fim, na tarde de domingo, acontece a Procissão propriamente dita, que consagra o final dos
festejos.

A imagem florianopolitana

A imagem representa a primeira queda de Jesus a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho
natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão e as mãos seguram a grossa cruz amparada no ombro esquerdo. A túnica de tecido roxo decorada com bordados dourados deixa à mostra os pés do Senhor dos Passos. No rosto escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos.

REGISTRO DE NOSSA PARTICIPAÇÃO:

- FOTOS:




- VÍDEOS






Informações retiradas de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.