Juventude Franciscana de Florianópolis visita Angelina: O Carisma Franciscano

A Juventude Franciscana da Paróquia da Trindade esteve neste domingo em Angelina para um convívio fraterno com a natureza e com irmãos e irmãs de outras fraternidades franciscanas


Em nosso último encontro (26/06, domingo) deixamos para trás as paredes das salas da Paróquia e mergulhamos com nossos corações abertos no Santuário Nossa Senhora de Angelina, no município de Angelina, a 61 km de Florianópolis. Para começarmos sempre muito bem, nosso primeiro momento foi dado com a Celebração da Eucarística. Após a Santa Missa, o encontro foi junto ao Senhor José Germano Fuck (OFS) que nos iniciou com toda sua simplicidade e alegria no Carisma Franciscano e nos guiou ao lado da Senhora Ruth Marlene Schuch Hammes, Secretária de Formação OFS, em momento de oração com o terço até a Gruta que deu inicio ao Santuário Mariano. Em meio à mata e aos pés de Nossa Senhora de Lourdes ouvimos do Senhor Fuck a história iluminada de descoberta e construção do local, esta mesma história fará parte de um livro que será publicado em breve por ele.  A trilha até a Gruta passa por entre a floresta e nos permitiu contemplar todas as criações em fraternidade com o grupo. Aproveitamos este momento e este lugar para plantar as sementes produzidas no encontro de celebração da "Laudato Si", foram então misturas à terra a terra da celebração e as intenções de todos participantes para o cuidado da casa comum.





Já alimentados espiritualmente e fisicamente seguimos para um segundo momento no Convento das Irmãs Franciscanas de São José, a poucos minutos do Santuário. Visitamos a parte externa, caminhando juntos até a Colina da Louvação. A subida a colina é uma evocação ecológica do Cântico do “Irmão Sol” composto por São Francisco de Assis. No seu entorno encontram-se belíssimas paisagens (horta, lago, plantas) que nos leva até a recepção do Cristo Redentor que a todos espera, de braços abertos, no alto da Colina.







Para fecharmos nossa primeira passagem por Angelina fomos convidados a conhecer mais do Carisma Franciscano e suas características em comunhão com a OFS que se reunia também neste dia. Senhor Fuck, novamente nos brindou com o exemplo de São Francisco de Assis, deixando-nos ainda mais apaixonados e determinados a colocar ainda mais em prática todo esse carisma.



Retornarmos extasiados, mas antes de dizer "Até Logo" para Angelina, fizemos nossa última parada em uma linda queda d’água próxima à Rodovia de saída do município. Ao som da natureza com o predomínio da música da irmã água e a sempre presença iluminada de nosso Assistente Espiritual Frei Luis Frigo em todos encontros, realizamos nossa avaliação do dia que se resumiu em 

GRATIDÃO, FRATERNIDADE, PAZ, SIMPLICIDADE, ALEGRIA e INTEGRAÇÃO COM TODAS CRIAÇÕES.


PAZ E BEM

Veja mais registros fotográficos deste dia em https://goo.gl/photos/kqbxvsb3ScN6uhuf7



Sobre o Santuário de Nossa Senhora de Angelina



Data de fundação - 10 de novembro de 1860.

Data festiva - 08 de dezembro (Festa do Santuário).

Principais atividades econômicas - A base da economia é a agricultura, com ênfase também para o turismo.

População - 6.000 habitantes.
Colonização - Alemã.
Principais etnias - Alemã.
Localização - Grande Florianópolis, distante 70km da capital.
Área - 625km2.
Clima - Temperado quente, com temperatura média entre 16ºC e 27ºC.
Altitude - 450m acima do nível do mar.
Cidades próximas - Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Pedro de Alcântara.



  A Linda Gruta de Angelina teve sua origem a partir de uma Promessa. Frei Zeno Wallboehl OFM (1866-1925), um missionário franciscano, achava-se gravemente , enfermo e até desenganado por três médicos em Petrópolis RJ. Não havia mais esperança. Era só aguardar a morte. Frei Zeno queria viver mais. Ele, em peregrinações a Lourdes, na França, trouxera de lá uma garrafa de água consigo. Rezou a Nossa Senhora de Lourdes. E decidiu: "vou tomar a água de Lourdes e se eu ficar curado, vou construir uma Gruta a Nossa Senhora de Lourdes, em Angelina," localidade que conhecera em suas andanças missionárias. E pediu a garrafa de água e bebeu dela. Dormiu profundamente. Na manhã seguinte acordou e sentiu-se curado.   


O médico ao vê-lo de pé, são e salvo, assustou-se enormemente e como durante o dia confirmou-se a cura, Frei Zeno retornou aos trabalhos de Evangelização. E na intenção de cumprir sua Promessa pediu ao Pe.Provincial sua transferência para o Convento Franciscano de Teresópolis SC, cujos frades atendiam espiritualmente as famílias da Capela São Carlos Borromeu de Angelina. E Assim, em meados de 1899, Frei Zeno com alguns paroquianos, subiu os morros íngremes, atrás da Igreja, mas não encontrou local adequado para a Gruta. Á noite, prostrado pelo cansaço, dormiu profundamente e sonhou com a localização da Gruta. Na manhã seguinte, voltou a galgar a montanha verdejante e agora sim, encontrou, sem dificuldade, esse local tão apropriado, semelhante à Gruta de Massabielle, em Lourdes, na França. Nem mesmo a fonte, em forma de rumorosa cascata, faltava. E ali ergueu-se o novo trono da Mãe Imaculada onde se colocou uma Imagem de Nossa Senhora de Lourdes.


Frei Zeno, no entanto, queria uma Imagem maior e mais bonita. E encomendo-a na Alemanha. Conta-se que a Senhora sua mãe fez a doação. Transportada para o Brasil no inicio do século XX, desembarcou no Porto de Desterro, de onde veio para Angelina num carro de boi e foi colocada, a princípio, na Igrejinha de São Carlos. Borromeu, em 15 de agosto de 1902, onde permaneceu por cinco anos. Muitas pessoas trabalhavam gratuitamente no caminho, que, em catorze voltas, sobe até a maravilhosa e singular Gruta. E assim, na tarde de 15/08/1907, cerca de 1500 devotos percorreram as 14 Estações da Via Sacra, levando em seus ombros a imponente imagem de 1.95m de altura, a qual, foi introduzida no nicho da Gruta. E finalmente, no dia 08/12/1988, o Arcebispo Metropolitano, Dom Afonso Niehues, instituiu na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Angelina e em sua Gruta anexa, o Santuário Nossa Senhora de Angelina, onde as numerosas placas de agradecimento por graças alcançadas pelos peregrinos devotos da Mãe de Deus, comprovam a benevolência, o carinho e o amor da Mãe pelos seus diletos filhos.



Conheça mais em www.santuarioangelina.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.