Os 10 pilares da Espiritualidade franciscana



Da vida e do modo de ser de São Francisco nasceu uma inspiração de vida, um caminho. A espiritualidade franciscana é fundamentalmente seguimento do Cristo pobre, humilde e crucificado. E o seguimento torna-se um encantamento, que por sua vez leva à configuração com o Cristo. Algumas características desta espiritualidade: 

 1. Espiritualidade evangélica A vida e a regra' franciscana é o próprio evangelho; vida de conversão para o evangelho.

 2. Vida em fraternidade 'Deus me deu irmãos' - a fraternidade, entre irmãos e irmãs, que Deus nos deu, com todas as pessoas e com todas as criaturas. 

 3. Espiritualidade trinitária Deus é o Sumo Bem; o Filho nosso irmão; o Espírito do Senhor e o seu santo modo de operar. Maria, o modelo: filha, mãe e esposa.

 4. Sem nada de próprio Seguir o Cristo pobre é a condição do nosso caminho. Livre para amar e servir, retirando tudo o que se interpõe entre as pessoas. O modelo é a encarnação do Verbo. 

 5. A minoridade 'Servo de toda humana criatura'; o serviço do lava-pés; a 'autoridade' evangélica. 

 6. A espiritualidade do trabalho A 'graça' de trabalhar; trabalhar com as 'próprias mãos'; constrói a fraternidade; trabalhar como menores; trabalhar com 'devoção'; afugenta o ócio, inimigo da alma. 

 7. A contemplação franciscana O espírito de oração e devoção que abrange toda a vida e a vida toda; rezar sempre e rezar a vida; rezar no mundo e no conflito; a mediação das criaturas. O eremitério e a solidão. 

 8. A evangelização franciscana Evangelizar e deixar-se evangelizar; o 'evangelho vivo' do seguimento; é dom da vocação que se prolonga em missão; a fraternidade é o 'coração' da evangelização. 

 9. Espiritualidade eclesial e católica A fraternidade vivida no seio da Igreja; é célula eclesial, integrada nos serviços e nos ministérios da Igreja. Católico: experimentar Deus e a sua graça em todo tempo e lugar. 

 10. A perfeita e verdadeira alegria Acolher, integrar e transformar o 'negativo' da vida. A cruz, fonte da verdadeira alegria.
Os 10 pilares da Espiritualidade franciscana Os 10 pilares da Espiritualidade franciscana Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 7.4.17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires