O cuidado do meio ambiente e a defesa da vida têm sido temas de Campanhas da Fraternidade (CF) anteriores. No ano passado, ao abordar o tema do saneamento básico a CFE nos lembrou que o cuidado com a Casa Comum é responsabilidade nossa.
A Campanha da Fraternidade desde ano nos convida a conhecer e cuidar da diversidade da nossa Casa Comum chamada Brasil. Nosso território é formado por várias Comunidades de Vida, tem imensas variedades de solo, clima, florestas, animais e povos, com suas características próprias chamadas de biomas (bio = vida e oma = grupo).
Assim, na definição de Roberto Malvezzi (Gogó), “Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum. Por isso, a diversidade biológica também é parecida”. No Brasil existem seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e o Pantanal. Cada bioma é uma expressão da rica e variada Criação que nos foi dada gratuitamente por Deus.
A Campanha da Fraternidade deste ano também nos convida a viver a fraternidade em sintonia com cada bioma, com seus respectivos povos, e sua situação atual. Seu tema é: Fraternidade: Os Biomas Brasileiros e a Diversidade da Vida. O lema é: Cultivar e Guardar a Criação (Gn 2,15).
O objetivo geral da CF 2017 é Cuidar da Criação, de modo especial dos Biomas Brasileiros, dons de Deus e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.
Atualmente, como resultado da expansão das atividades agropecuárias e da urbanização no país, todos os biomas brasileiros correm risco de extinção caso sejam mantidos os mesmos padrões de ocupação e exploração dos mesmos. O Brasil, embora possua uma grande biodiversidade, corre o risco de perdê-la caso as leis ambientais de proteção desses biomas não sejam colocadas em prática.
A CF 2017 é uma oportunidade para um maior conhecimento e compromisso com a rica diversidade de nosso País, relacionada com todo o planeta. Ela os convida a ter uma atitude solidária com os desafios de cada bioma e não ficar olhando só para o nosso “quintal”. É preciso que as nossas comunidades se empenhem cada vez mais com as propostas da CF 2017. Seu tema não é repetição do ano passado. É uma ampliação.
PARA CONHECER A CAMPANHA DA FRATERNIDADE PARTICIPE DO SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO A SER REALIZADO NO DIA 18/02, SÁBADO,
DAS 8H ÀS 12H
na Paróquia da Trindade.
MATERIAIS SOBRE O TEMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.