Seminário de Apresentação da Campanha da Fraternidade no próximo dia 18



O cuidado do meio ambiente e a defesa da vida têm sido temas de Campanhas da Fraternidade (CF) anteriores. No ano passado, ao abordar o tema do saneamento básico a CFE nos lembrou que o cuidado com a Casa Comum é responsabilidade nossa.

A Campanha da Fraternidade desde ano nos convida a conhecer e cuidar da diversidade da nossa Casa Comum chamada Brasil. Nosso território é formado por várias Comunidades de Vida, tem imensas variedades de solo, clima, florestas, animais e povos, com suas características próprias chamadas de biomas (bio = vida e oma = grupo).

Assim, na definição de Roberto Malvezzi (Gogó), “Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum. Por isso, a diversidade biológica também é parecida”. No Brasil existem seis biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e o Pantanal. Cada bioma é uma expressão da rica e variada Criação que nos foi dada gratuitamente por Deus.

A Campanha da Fraternidade deste ano também nos convida a viver a fraternidade em sintonia com cada bioma, com seus respectivos povos, e sua situação atual. Seu tema é: Fraternidade: Os Biomas Brasileiros e a Diversidade da Vida. O lema é: Cultivar e Guardar a Criação (Gn 2,15).

O objetivo geral da CF 2017 é Cuidar da Criação, de modo especial dos Biomas Brasileiros, dons de Deus e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.

Atualmente, como resultado da expansão das atividades agropecuárias e da urbanização no país, todos os biomas brasileiros correm risco de extinção caso sejam mantidos os mesmos padrões de ocupação e exploração dos mesmos. O Brasil, embora possua uma grande biodiversidade, corre o risco de perdê-la caso as leis ambientais de proteção desses biomas não sejam colocadas em prática.

A CF 2017 é uma oportunidade para um maior conhecimento e compromisso com a rica diversidade de nosso País, relacionada com todo o planeta. Ela os convida a ter uma atitude solidária com os desafios de cada bioma e não ficar olhando só para o nosso “quintal”. É preciso que as nossas comunidades se empenhem cada vez mais com as propostas da CF 2017. Seu tema não é repetição do ano passado. É uma ampliação.

PARA CONHECER A CAMPANHA DA FRATERNIDADE PARTICIPE DO SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO A SER REALIZADO NO DIA 18/02, SÁBADO,
DAS 8H ÀS 12H
na Paróquia da Trindade.


MATERIAIS SOBRE O TEMA
Seminário de Apresentação da Campanha da Fraternidade no próximo dia 18 Seminário de Apresentação da Campanha da Fraternidade no próximo dia 18 Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 13.2.17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires