O inferno são os outros...



O filósofo francês, Jean Paul Sartre, construiu essa máxima moral, afirmando que o “inferno são os outros”. E ele tem razão. As outras pessoas fazem um inferno na nossa vida. Elas tumultuam. Criam confusão. Não nos deixam em paz, nos provocam. Quantas vezes, nós agimos não por nós mesmos, mas tomamos atitudes em função dos outros. Se fizer isso, o que ele vai pensar? Não posso falar as coisas, pois a pessoa vai se magoar.

As atitudes negativas, que fazem da nossa vida um inferno são: o ciúme, a inveja, a ira, o desprezo, a inferioridade, entre outros. O inferno são os outros, que bom! Eles criticam as minhas atitudes, para eu me tornar uma pessoa melhor.

O céu são os outros! Existe o outro lado. Existem pessoas que nos fazem bem! Pessoas que estão ao nosso lado para nos apoiar. Olhando para um casal de idosos sentados um ao lado do outro, sem dizer uma palavra, apenas companhia um do outro. Estão no céu. Um complementa o outro. E assim deve acontecer em nossos relacionamentos, a minha presença deve ser complemento para o outro.

Jesus Cristo ensinou-nos a lei do amor: Este é o meu mandamento: “Amai-vos unas aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12). E ainda: “Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,12). São valores para os cristãos: o perdão, a caridade, a solidariedade, a fraternidade.

Como é bom estarmos com pessoas de que nós gostamos. A presença delasnos faz bem. É tranquilidade para a nossa alma saber que tem alguém ao nosso lado para partilharmos as nossas experiências. Que todos nós possamos ser instrumentos da paz e do bem para as pessoas. Assim, faremos de cada dia da nossa vida, uma experiência inesquecível de amor.

Por Frei Gabriel Francisco Cavalli
http://www.capuchinhos.org.br/brasilcentral/artigos/autor/frei-gabriel-francisco-cavalli
http://capuchinhos.org.br/caprs/artigos/detalhes/espiritualidade/o-inferno-sao-os-outros

O inferno são os outros... O inferno são os outros... Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 3.2.17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires