Jovens trazem questões de suas comunidades para o debate em Agudos

Por Frei Leandro Costa Santos*

Agudos (SP) - No ano de 2008, em Córdoba, na Argentina, realizou-se o Congresso Missionário, em que se discutia e refletia os desafios da evangelização dos frades no contexto Latino-Americano. Na amplitude de temas relacionados à evangelização nos dias de hoje, foi ressaltada a importância de “nossa presença junto aos jovens.” Com base nesta reunião em 2008, decidiu-se realizar um encontro em Canindé (CE), com a presença do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei José Rodríguez Carballo. Será um encontro com os jovens de todo o país, escolhidos e indicados pela Conferência dos Frades Menores do Brasil (SIFEM), que terá como tema “Juventude, tua vida é missão”. Como preparação para este momento, realizou-se aqui, no Seminário de Agudos, “um pré-encontro” com os jovens de nossa Província. Segundo Frei Michels, este Encontro em Agudos, além de escolher e preparar o grupo que irá a Canindé, será uma forma de apontar caminhos para a evangelização com a juventude. No final da tarde de segunda-feira (25), o Seminário de Agudos já acolhia praticamente 83 jovens. À noite, o encontro teve início com uma breve fala de nosso Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel. Estes dias foram de convivência e de profunda fraternidade. Como motivou Frei Nelson Hillesheim na noite de segunda-feira: “Vamos juntos partilhar a vida, viver com vocês, em outras palavras, nestes dias celebraremos a vida”. Na manhã de terça, os jovens discutiram e refletiram questões referentes ao seu papel sobre a realidade de hoje, como protagonistas na e da evangelização.

O grande encontro dos jovens em Agudos teve na segunda parte do dia 27/04 (terça-feira), um grande debate sobre questões que traduzem o dia-a-dia deles nas comunidades onde atuam. Na realização de um plenário, foram levantadas as seguintes questões: A) O que vocês (os jovens) mais desejam? Do que têm medo? B) Segundo o senso comum, a juventude é individualista, consumista e politicamente desinteressada. Como reagem a essa imagem que fazem de vocês? C) Como falar ao coração dos jovens de hoje e apresentar-lhes Jesus Cristo como o caminho? Quais as experiências positivas de evangelização da juventude que vocês têm para contar? De modo geral, as questões levaram os grupos a trazerem à fala os mesmos problemas que cada jovem enfrenta na sua realidade. Os temas mais comuns foram: a dificuldade que os jovens possuem na conquista de espaço nas comunidades; a busca por identidade hoje como jovens; a busca da felicidade individual e social; as dificuldades que a juventude encontra para ser ouvida; a Igreja deve ser vibrante, atraente e envolvente; a angústia do jovem de hoje é maior pelo fato das possibilidades serem diversas, etc. O debate foi amplo e quente como a tarde de Agudos, de fato, os jovens falaram das alegrias, mas também falaram aos quatros ventos suas dificuldades e tristezas enfrentadas. Enfim, foi percebida que as vivências e as realidades são diferentes, porém, os desejos e as ansiedades são iguais a cada grupo de jovens. Ademais, o dia foi de muitas caminhadas pela grande casa de Agudos. Foi nítido o espanto de todos pela grandeza do seminário. O almoço dos jovens foi junto com os guardiães, depois do almoço, houve um momento de lazer e esporte. Às quinze horas, foram retomados os trabalhos dos grupos, em forma de plenário. Às dezoito horas, aconteceu a Santa Missa, presidida por Frei Toni, concelebrada por Frei Nélson e animada pelos jovens. Uma noite de cultura, para dar fecho a noite, foi realizada pelos jovens uma feliz noite de demonstrações de talentos. Conforme as diversidades regionais, as apresentações portavam características próprias. Houve poesias, teatros, filmes e músicas. Culminando o dia, os jovens se reuniram no saguão, dançando e cantando a alegria de estarem reunidos. A pior coisa não foi ficar acordado até tarde, mas encontrar almofadas suficiente para os guardiães tapar os ouvidos.

SEGUNDO DIA É certo que parece que os jovens nem foram dormir. Pois ao deitar, às duas horas da manha, saudaram o dia 27/04, com muito barulho de tampas de panelas, acordando todo o convento que se espreguiçava da noite semidormida. Mas todos têm em mente que o dia de trabalhos vai ser longo e proveitoso.


* Com informações retiradas do site http://www.franciscanos.org.br/

Um comentário:

  1. Houve uma reunião em Santo Amaro? Eu sou de lá, se eles fazem uma reunião, eu gostaria de participar. Obrigado.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.