Secretário Regional faz relato da celebração dos 40 anos





Queridos irmãos e irmãs da Família Franciscana de SC,
Comemoramos no final de semana que passou (28 a 30/10) os 40 anos da Juventude Franciscana no Brasil! Conseguimos reunir em Guaratinguetá e Aparecida quase 300 jovens franciscanos, Frades, Irmãs, irmãos da OFS, o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, a Secretária Fraterna (Presidente) Internacional da Jufra, Ana Fruk, o Secretário Fraterno da Jufra para a América Central, que veio da Nicarágua, e o Secretário Fraterno da Jufra para a Europa, que veio da Croácia. A Família Franciscana do Brasil foi representada pela Irmã Maria Aparecida de Góis, já que a Irmã Maria Petronila de Sousa Soares encontrava-se nos Estados Unidos. Também o Ministro Nacional da OFS, Antônio Benedito, do Pará, marcou presença.
Encontro lindo, momento de unir a diversidade cultural do Brasil, os vários sotaques e a mesma fé em Cristo e o seguimento ao exemplo de Francisco e Clara de Assis!
De Santa Catarina, além de mim, nos representaram a Larissa Figueiró e o Cássio Baeta Mendes (da Fraternidade Perfeita Alegria, de Florianópolis), a Elisa Lima, Paola Lima, Luiz Gobetti e Nilzete Soares (da Fraternidade Iniciante Irmão Sol, Irmã Lua, de Lages).
O encontro conseguiu reunir, além do atual Secretário Fraterno Nacional, Alex Bastos (SP), outros 5 ex-Secretários Nacionais da Jufra: Hoberdan Mota (PE), Jackson Barbosa (CE), Edson Armando (PR), Lourdes Nunes (MA) e a primeira Secretária Fraterna Nacional, Ivone Barczez, de Ponta Grossa (PR), que junto com o Frei Eurico de Melo, OFMCap (já falecido), deram o ponta-pé inicial para a Jufra do Brasil, em 1971. Ivone, companheira de Frei Eurico por todo o Brasil na década de 70, divulgando a proposta de vida aos jovens franciscanos, disse que o objetivo de Frei Eurico, ao trazer a Jufra para o Brasil, “era desenvolver um jovem completo, na espiritualidade, na profissão, na sociedade, nos seus relacionamentos, em toda a sua vida”. E lembrou de uma das frases mais importantes do Manifesto da Jufra: “o mundo, cabe a nós, salvarmos ou perdermos”.
Um dos momentos emocionantes para mim, foi ver fotos, durante o painel de exposição da História da Jufra, da Juventude Franciscana de Florianópolis em 1976. Gostaria, do fundo do meu coração, ter acesso a essas pessoas, para resgatarmos um pouco mais da nossa história. Sempre soube da existência de Fraternidades da Jufra em Gaspar (uma das mais comentadas e mais fortes do país), de Santo Amaro da Imperatriz, Xaxim, Luzerna, Canoinhas, mas Florianópolis eu nunca havia tido notícias.
As oficinas (de Música, de Mini-Franciscanos, de Evangelização, entre outras) foram fantásticas e muito bem construídas.
A celebração dos 40 anos da Jufra do Brasil, na Basílica de Aparecida, presidida pelo Bispo Dom Leonardo Steiner, foi emocionante. A Basílica lotada, fiéis de todos os cantos do Brasil e o Bispo, a cada momento, fazendo menção aos jovens franciscanos, lembrando da nossa missão na evangelização.
Ao final do encontro, elaboramos a Carta de Guaratinguetá, que ainda esta semana será divulgada. A carta foi construída em conjunto e teve como base alguns eixos: “o jovem e a igreja”, “o jovem e a sociedade”, “o jovem e a Família Franciscana”.
Palavras não conseguem demonstrar nossa alegria (minha e dos outros jovens catarinenses que estiveram em Guará) e o nosso orgulho de participar desta grande festa!
Obrigado a todos e todas que oraram por nós!
Meu fraternal abraço de paz e bem!

Leonardo Contin da Costa

Secretário Fraterno Regional da Juventude Franciscana em SC (Regional Sul II)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.