Secretário Regional faz relato da celebração dos 40 anos





Queridos irmãos e irmãs da Família Franciscana de SC,
Comemoramos no final de semana que passou (28 a 30/10) os 40 anos da Juventude Franciscana no Brasil! Conseguimos reunir em Guaratinguetá e Aparecida quase 300 jovens franciscanos, Frades, Irmãs, irmãos da OFS, o Bispo Auxiliar de Brasília e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, a Secretária Fraterna (Presidente) Internacional da Jufra, Ana Fruk, o Secretário Fraterno da Jufra para a América Central, que veio da Nicarágua, e o Secretário Fraterno da Jufra para a Europa, que veio da Croácia. A Família Franciscana do Brasil foi representada pela Irmã Maria Aparecida de Góis, já que a Irmã Maria Petronila de Sousa Soares encontrava-se nos Estados Unidos. Também o Ministro Nacional da OFS, Antônio Benedito, do Pará, marcou presença.
Encontro lindo, momento de unir a diversidade cultural do Brasil, os vários sotaques e a mesma fé em Cristo e o seguimento ao exemplo de Francisco e Clara de Assis!
De Santa Catarina, além de mim, nos representaram a Larissa Figueiró e o Cássio Baeta Mendes (da Fraternidade Perfeita Alegria, de Florianópolis), a Elisa Lima, Paola Lima, Luiz Gobetti e Nilzete Soares (da Fraternidade Iniciante Irmão Sol, Irmã Lua, de Lages).
O encontro conseguiu reunir, além do atual Secretário Fraterno Nacional, Alex Bastos (SP), outros 5 ex-Secretários Nacionais da Jufra: Hoberdan Mota (PE), Jackson Barbosa (CE), Edson Armando (PR), Lourdes Nunes (MA) e a primeira Secretária Fraterna Nacional, Ivone Barczez, de Ponta Grossa (PR), que junto com o Frei Eurico de Melo, OFMCap (já falecido), deram o ponta-pé inicial para a Jufra do Brasil, em 1971. Ivone, companheira de Frei Eurico por todo o Brasil na década de 70, divulgando a proposta de vida aos jovens franciscanos, disse que o objetivo de Frei Eurico, ao trazer a Jufra para o Brasil, “era desenvolver um jovem completo, na espiritualidade, na profissão, na sociedade, nos seus relacionamentos, em toda a sua vida”. E lembrou de uma das frases mais importantes do Manifesto da Jufra: “o mundo, cabe a nós, salvarmos ou perdermos”.
Um dos momentos emocionantes para mim, foi ver fotos, durante o painel de exposição da História da Jufra, da Juventude Franciscana de Florianópolis em 1976. Gostaria, do fundo do meu coração, ter acesso a essas pessoas, para resgatarmos um pouco mais da nossa história. Sempre soube da existência de Fraternidades da Jufra em Gaspar (uma das mais comentadas e mais fortes do país), de Santo Amaro da Imperatriz, Xaxim, Luzerna, Canoinhas, mas Florianópolis eu nunca havia tido notícias.
As oficinas (de Música, de Mini-Franciscanos, de Evangelização, entre outras) foram fantásticas e muito bem construídas.
A celebração dos 40 anos da Jufra do Brasil, na Basílica de Aparecida, presidida pelo Bispo Dom Leonardo Steiner, foi emocionante. A Basílica lotada, fiéis de todos os cantos do Brasil e o Bispo, a cada momento, fazendo menção aos jovens franciscanos, lembrando da nossa missão na evangelização.
Ao final do encontro, elaboramos a Carta de Guaratinguetá, que ainda esta semana será divulgada. A carta foi construída em conjunto e teve como base alguns eixos: “o jovem e a igreja”, “o jovem e a sociedade”, “o jovem e a Família Franciscana”.
Palavras não conseguem demonstrar nossa alegria (minha e dos outros jovens catarinenses que estiveram em Guará) e o nosso orgulho de participar desta grande festa!
Obrigado a todos e todas que oraram por nós!
Meu fraternal abraço de paz e bem!

Leonardo Contin da Costa

Secretário Fraterno Regional da Juventude Franciscana em SC (Regional Sul II)

Secretário Regional faz relato da celebração dos 40 anos Secretário Regional faz relato da celebração dos 40 anos Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 31.10.11 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires