Fraternidade das Chagas, em Florianópolis, recebe visita fraterna do Assistente Regional




A Fraternidade São Francisco das Chagas (OFS) de Florianópolis, recebeu no último sábado (04/02) a visita fraterna do Assistente Espiritual Regional da OFS em SC, Frei José Luiz Prim, OFM, além do Ministro Regional da OFS, Sr. Nicodemos Deschamps. Na ocasião, foi apresentado pela Ministra Local, Sra. Ione Menezes, e recebido com muito carinho pela Fraternidade, o novo Assistente Espiritual, Frei Vanderley Grassi, OFM, que também acompanhará os trabalhos da Juventude Franciscana (Fraternidade Perfeita Alegria). Frei José Luiz Prim questionou junto aos presentes se “faz sentido haver OFS hoje, no Século XXI?”. Disse que, assim como Clara, também nós “não podemos perder nosso ponto de partida”. E que para os irmãos da OFS, “o ponto de partida é o Batismo e o dia da Profissão na OFS”. Recordou que a oração de cada dia, a reflexão interior nos aproxima de Deus: “Santa Clara chegou num estágio tão avançado de oração, a fase contemplativa, que já não rezava como nós, mas via em Deus seu espírito. Em seu encanto, enxergava Deus com os olhos da pureza e do amor”. E explicou que a contemplação de Clara é ver Deus no outro, especialmente nos pobres: “temos que visualizar Jesus Cristo no outro, mesmo que, por muitas vezes, o outro tenha uma face desconfigurada de Cristo”. Frei José Luiz Prim também lembrou que devemos olhar para o espelho e ver Jesus ali refletido: “olhe Cristo, Ele é seu espelho em todos os sentidos, na pobreza do nascimento. Clara nos manda contemplar e considerar tudo o que Ele sofreu”. Acerca da morte, ponderou: “só pelo sofrimento extremo da morte é que podemos nos assemelhar a Cristo na ressurreição”. O Frei Assistente do Regional encerrou o encontro lançando a seguinte pergunta aos presentes: “Santa Clara nos desafia: o que eu posso fazer para provar que amo a Cristo de verdade?”.
Ao final, o Sr. Nicodemos anunciou estar percorrendo todo o estado de Santa Catarina, com o objetivo de convidar a Família Franciscana do Regional para a comemoração do ano Clariano, a ser realizado no dia 19/08, na cidade de Rodeio.

Por Leonardo Contin da Costa
Fraternidade das Chagas, em Florianópolis, recebe visita fraterna do Assistente Regional Fraternidade das Chagas, em Florianópolis, recebe visita fraterna do Assistente Regional Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 7.2.12 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires