O ponto de partida da Missão


Nos dias 4 e 5 de março a Juventude Franciscana de Florianópolis participou da Formação sobre Missionariedade em Itajaí/SC. O evento abordou a metodologia de como ser missionário e fomos representados neste encontro pelo irmão Gabriel Souza Costa que nos presenteia com o texto abaixo:


Muito se tem falado dos novos tempos da Igreja, da Igreja missionária, da Igreja “em saída”. Ocorre que pouco se compreende o sentido de ser missionário. 

O nosso Papa Francisco nos esclarece por meio de suas palavras e de sua vida o que, de fato, significa ser missionário. Demonstra que, para se estar em missão, é preciso ir ao encontro do outro, estar disponível para colocar-se no lugar dele e sentir aquilo que agita o seu coração. Francisco propõe a todos nós um modo de ser humilde, compassivo e aberto ao diálogo, sendo assim, essencialmente missionário.

Ser missionário implica, portanto, deixar uma vida centrada em si mesmo para abrir-se ao próximo. Ouvi-lo, senti-lo e amá-lo. Ser missionário é muito mais uma atitude, uma forma de se viver e enxergar a realidade e os outros, do que uma mera prática assistencialista.
A questão é que, para podermos sair de nós mesmos e irmos na direção do outro, é necessário a vivência de uma interioridade, de uma intensa busca pelo essencial de nosso ser. Santo Agostinho assim expõe a importância da interioridade: ''Não saias fora de ti, volta-te a ti mesmo; a Verdade habita no homem interior, e, ao dar-te conta de que tua natureza é mutável, transcende a ti mesmo... Busca, então, chegar lá onde a própria lâmpada da razão recebe luz''.

Compreende-se, então, que no mais profundo de cada um de nós habita a Verdade, mas para que possamos acessá-la precisamos viajar para dentro de nós mesmos e, atenta e silenciosamente, estabelecermos uma íntima relação com Deus. Pois é Ele que nos alimenta, impulsiona e envia em missão. 

No Evangelho de João, Jesus afirma: “Sem mim nada podeis fazer”, em Marcos Ele diz: “Só Deus é bom, e mais ninguém”, em Mateus: " Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo” e ainda em Lucas: “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta”. Encerra-se por meio dessas passagens que Deus é a fonte de toda a bondade, que somos incapazes de viver sem Ele e que quando o buscamos de maneira sincera e humilde, no silêncio de nosso interior, Ele nos encontra, compadece-se de nós e inunda-nos com o seu amor.

Sejamos, portanto, peregrinos incansáveis no caminho da oração para que possamos ouvir o chamado do Senhor que nos envia em missão. E tenhamos sempre em mente que Deus é o ponto de partida de toda e qualquer missão que se propõe a caminhar na Verdade.

Abaixo, a belíssima oração missionária escrita pelo grande profeta e missionário brasileiro D. Hélder Câmara:


Missão é partir
Missão é partir, caminhar, sair de si. É quebrar as crostas do egoísmo
que nos fecha no nosso eu!
Missão é parar de dar voltas ao redor de nós mesmos
como se fôssemos o centro do mundo, da vida.
Missão é não deixar bloquear nos problemas
do pequeno mundo a que pertencemos.
A Humanidade é maior.
Missão é sempre partir,
mas não devorar quilómetros.
É sobretudo abrir-se aos outros como irmãos,
descobri-los e encontrá-los.
E para os descobrir e amar
é necessário atravessar mares
e voar pelos céus,
então, missão é partir até aos confins do mundo!
D. HÉLDER C MARA

Falando em Missão, vale lembrar do compromisso que assumimos neste ano com a Missão em uma comunidade florianopolitana organizado pela Capela São Bento. Nosso passo inicial nesta missão será com uma reunião de preparação, segue o convite:



A Capela São Bento fica na Rodovia Amaro Antônio Vieira, 1668 – Itacorubi Florianópolis – SC – CEP: 88034-101
O ponto de partida da Missão O ponto de partida da Missão Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 13.3.17 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires