JUFRA Santíssima Trindade participa do Encontro do 1° Distrito - OFS



No dia 24/09/2018, domingo, aconteceu o Encontro do 1º Distrito da OFS de Santa Catarina, na cidade de Tubarão. Os jovens Arthur Bobsin, Gabriel Costa, Gabriela Consolaro Nabozny, Gabriela Hammes, Gilson e Felipe Viveiros da Rocha, da Fraternidade Santíssima Trindade da JUFRA de Florianópolis se fizeram presentes para levar a alegria da juventude e partilhar as atividades do grupo aos irmãos da família franciscana. 

Saímos às 6h30 de Florianópolis e, às 8h30, chegamos em Tubarão e partilhamos de um maravilhoso café da manhã, regado a muitos abraços de (re)encontro de irmãos, risadas e comidas deliciosas que, no sabor, carregavam todo o carinho de quem preparou. 

Já nesse primeiro momento tivemos a graça de conhecer o Grupo de Canto Monte Cristo, da Comunidade da Caixa d’água (www.facebook.com/capela.caixadagua.7), composto por cinco homens muito alegres e de visível entrega total a Deus, que animaram nosso dia e fizeram transbordar o amor de Cristo em cada música tocada. Nosso sincero agradecimento pela doação destas pessoas especiais, que abriram mão de um domingo com a família para nos presentear com suas presenças! 

Seguindo as atividades, pudemos participar de uma benção inicial e reflexão promovida pelo Frei João Batista, formador do noviciado de Joinville, que nos falou que ser franciscano é ser pacífico, orar e saber silenciar – os ouvidos, mas também os olhos, a cabeça (o pensar) e o coração (os desejos).
Nos ensinou, ainda, que o “aquietamento” conduz a um lugar maior, que é perceber a presença de Deus, pois Ele não somente “está” no nosso interior, mas “é” o nosso interior!

Em seguida, o irmão Willian Souza Mozerle, da OFS, que desempenha o papel de animador fraterno, relatou um pouco da experiência vivida no Capítulo das Esteiras de Aparecida e, também, possibilitou que o Felipe, jufrista, pudesse falar sobre a JUFRA aos presentes. 

Depois disso, a irmã Roseli Consolaro Nabozny, coordenadora de formação regional, abordou alguns pontos sobre formação, que puderam ser muito aproveitados por nós! 
Ressaltamos a ideia passada de que o aprendizado começa pelo formador principal: o Espírito Santo. Depois, o primeiro formador(a) sou eu mesmo(a)! Também a minha fraternidade é formadora, mostrando que a equipe de formação é apenas mais um instrumento e que, como outra irmã presente bem comentou “um franciscano que não estuda os escritos de São Francisco, não é franciscano!”.

A irmã Roseli também deixou a ideia de espalhar a alegria para que cada vez mais pessoas conheçam o carisma, lembrando de mensagem do Papa Francisco que diz para “Conservar a esperança, deixar-se surpreender por Deus e viver na alegria!”. 

Após, partilhamos de um delicioso e farto almoço, revelando um autêntico momento de celebração fraterna.

No retorno às atividades, as fraternidades presentes (das cidades de Angelina, Santo Amaro da Imperatriz, Florianópolis, Forquilhinha, Palhoça e Tubarão) puderam se apresentar e contar um pouco das suas realidades. Todos ganharam uma lembrança muito carinhosa da fraternidade São Francisco de Assis, de Tubarão, que preparou o encontro com muito amor e cuidado. 

Para finalizar, participamos da Santa Missa e, depois de um delicioso café da tarde, retornamos para nossas casas com doces lembranças de sorrisos sinceros, abraços apertados e palavras de afeto. Voltamos com o coração cheio do amor de Deus, que mora em toda a sutileza e simplicidade da alegria franciscana, vivenciada plenamente em encontros como esse!

Fica nosso agradecimento aos organizadores do encontro, aos músicos, ao Conselho Regional da OFS, mas, principalmente, a Deus, que nos proporciona experiências incríveis apenas por poder viver em Seu amor. 

Paz e Bem! 

Gabriela Consolaro  Nabozny
Secretária de Formação da Fraternidade  Santíssima Trindade
- JUFRA Florianópolis


































Um comentário:

  1. Foi muito gratificante ver os irmãos de todas as idades contribuindo para o evento e colocando suas dificuldades e necessidades!
    A dedicação e persistência dos mais sábios, bem como à disposição e eloquência dos mais novos... tudo para o bem maior da família franciscana!

    Vamos em frente e juntos!
    Paz e bem!
    William
    OFS SC

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.