Juventude Franciscana de Florianópolis realiza retiro de fim de semestre com o tema "VIDA EM FRATERNIDADE"



Quem ama, faz sempre comunidade; não fica nunca sozinho.


O primeiro dia do mês de julho foi de sol e muito convívio para a Fraternidade da Santíssima Trindade em Santa Catarina. 24 jovens uniram-se em um dia diferente para celebrar o fim do primeiro semestre de 2017 e dialogar sobre a vida fraternidade.




A vida em fraternidade é um dos pilares fundamentais da espiritualidade franciscana. Ela se fortifica na menção de que 'Deus nos deu irmãos' - a fraternidade, entre irmãos e irmãs, que Deus nos deu, com todas as pessoas e com todas as criaturas. 

São Francisco mostrou que Fraternidade é um jeito de estar no mundo e fazer do lugar onde se está um mundo melhor. De início os jufristas, da Juventude Franciscana de Florianópolis, vivenciaram a fraternidade em uma dinâmica em que um apoiava-se no outro, assim como uma fraternidade em que um necessita do outro. Não como encosto, mas sim onde eu dou o melhor de mim mesmo. 


Jufristas apresentando-se para o grande grupo e aguardando o início da dinâmica sobre vida em fraternidade.

O assistente espiritual Frei Luis Antônio Frigo abrilhantou o começo de nossas reflexões trazendo os conceitos de fraternidade, com a família e a criação.

Conversou-se então quais eram as qualidades de cada um ali presente e como estas qualidades são essenciais para uma fraternidade. Cada qualidade desta assemelhou-se com uma folha verdejante de uma árvore. As palavras solidariedade, cuidado, esforço, dedicação, foco na missão, acolhimento, disciplina, humildade, comunicação, plenitude, serenidade, artista, doação ao próximo, entre outras, foram colocadas como importantes para a constituição e longitividade de uma vida fraterna.


Árvore das qualidades de uma fraternidade.

Já alimentados espiritualmente, partimos para a alimentação física. Todos ajudaram um pouquinho com motivação e animação, vivenciamos mais um momento de partilha entre os jovens. Tivemos músicas, papo para o ar e muito afeto.

Pela tarde voltamos para nossa formação, desta vez após a leitura do Evangelho nos separamos em grupos para responder algumas perguntas guias, entre elas estava sobre a dificuldade e os desafios da vida em fraternidade. Foi um segundo momento de reflexão e novamente de partilha, escuta e respeito.

Já no meio da tarde e antes do café para o corpo material tivemos um momento de emoção e mais amor. Alguns jovens realizaram o rito de admissão na OFS afirmando seu compromisso na caminhada. Foram eles: Gabriela C., Andressa, Luís, Jean, Isabela, Jaime, Fernanda, Francisco, João Paulo e Jéssica.


Jufristas que realizaram o rito de admissão no dia 1º de julho de 2017 na Fraternidade da Santíssima Trindade em Santa Catarina.

Após a singela e forte cerimônia que exalou mais AMOR por todos os lados, concentramos a totalidade do amor em oração para nosso assistente espiritual que se faz cerne central de nossa fraternidade.

Despedimos-nos deste sábado de "con-vivência" mais certos de nossa vida em fraternidade e mais alegres em poder partilhar e aprender com cada um!

Vivemos um dia histórico e muito marcante para cada um nós!

A palavras final é GRATIDÃO!

Paz e Bem!

Veja registros deste dia em https://jufrasc.blogspot.com/p/fotos.html

Fotos oficiais em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.