Domingo, 10 de dezembro de 2017, a Juventude Franciscana de Florianópolis, Fraternidade Santíssima Trindade, reuniu-se para seu último convívio fraterno do ano e fez a projeção para o ano que está a nascer.
O encontro começou às 16 horas com a partilha das experiências e dos momentos vividos no retiro da Formação de Base da JUFRA (FBJ), que ocorreu no último final de semana (2 e 3 de dezembro).
Destacou-se a reflexão sobre o trecho, presente no capítulo 85 das fontes franciscanas, onde Francisco descreve o frade perfeito:
“...dizia que seria bom frade menor aquele que tivesse a vida e as qualidades destes santos frades: 3 isto é: a fé de Frei Bernardo, que a teve de forma perfeita com o amor à pobreza; 4 a simplicidade e a pureza de Frei Leão, que foi realmente de uma pureza santíssima; 5 a cortesia de Frei ngelo, que foi o primeiro cavaleiro que veio para a ordem e que era ornado de toda a cortesia e bondade; 6 o aspecto gracioso e o senso natural com a fala bonita e devota de Frei Masseu; 7 a mente elevada em contemplação que Frei Egídio teve até a máxima perfeição; 8 a virtuosa e constante oração de Frei Rufino, que rezava sempre, sem interrupção: mesmo dormindo ou fazendo alguma coisa tinha sempre seu espírito com o Senhor; 9 a paciência de Frei Junípero, que atingiu um estado perfeito de paciência, por causa da perfeita verdade da própria vileza, que tinha continuamente diante dos olhos, e um ardente desejo de imitar a Cristo no caminho da cruz; 10 o vigor corporal e espiritual de Frei João das Laudes, que, naquele tempo, ultrapassou todos os homens em força física; 11 a caridade de Frei Rogério, cuja vida inteira e comportamento estavam no fervor da caridade; 12 e a solicitude de Frei Lúcido, que teve grandíssima solicitude e não queria morar quase um mês no mesmo lugar, 13 mas quando lhe agradava ficar num lugar, imediatamente se afastava e dizia: “Não temos morada aqui (cf. Hb 13,14), mas no céu”.
(http://centrofranciscano.capuchinhossp.org.br/fontes-leitura?id=2753&parent_id=2667)
Percebe-se que o frade perfeito é composto pelas qualidades de vários freis, e assim é a fraternidade perfeita, composta pelas qualidades de cada irmão e irmã! Todos nós temos dons e podemos servir a fraternidade de diversas formas diferentes, devemos estar atentos.
Durante o retiro houve um momento para relembrar a caminhada até aqui e de todos que fizeram parte e ajudaram a construir a nossa fraternidade. Foi muito especial e emocionante, pois foi possível lembrar e orar pelos irmãos que não foram.
O retiro trouxe um sentimento de unidade entre os irmãos, onde foi possível relembrar a nossa identidade, o nosso ponto de partida, e refletir sobre a jufra que queremos ser. Irmã Aroni falou da importância de se falar de Clara, pois ela e São Francisco estão interligados e construíram juntos o nosso carisma. Frei Frigo destacou a importância de se relembrar do ponto de partida, pois na presença de tantas coisas novas as pessoas acabam se desintegrando por perder seu ponto de partida. O carisma franciscano é um carisma aberto, que acolhe a todos os seres, onde todos são bem vindos e acolhidos.
Ao final do retiro da FBJ foi realizada a eleição do novo secretariado fraterno, que foi apresentado para a fraternidade durante este encontro. Os novos secretários são:
Secretário Fraterno: Felipe Viveiros
Secretária de Formação: Gabriela Consolaro
Secretário de Ação Evangelizadora: Jaime Bohn
Secretária de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação: Rivea Medri
Secretária de Infância, Micro e Mini-Franciscanos: Priscila Avelar
Secretário de Finanças: Gabriel de Souza
Secretária de Comunicação Social, Registro e Arquivo: Gabriela Hammes
Os jovens que se sentirem chamados a assumir um serviço dentro de algumas destas secretarias estão convidados a auxiliarem o secretário como seu assessor.
As diretrizes de formação que seguiremos daqui em diante foram repassadas. Agora os encontros de formação vão ocorrer em dois momentos: um para os jufristas da FBJ e outro para os iniciantes. Nossos encontros continuarão acontecendo quinzenalmente e de forma intercalada: um encontro de formação e outro de convívio fraterno ou ação social.
Nosso assistente espiritual trouxe o Cântico de Daniel (Dn 3, 57-88.56), o qual lemos em ladainha e ouvimos sobre o presépio e o sentido da vinda de Jesus para a Terra.
Receberemos no próximo ano, com braços e corações abertos, Frei Silvio Diogo Ferro (OFM-Cap.) que nos acompanhará e conviverá conosco em 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.