Encontro Fraterno de Confraternização



Meses de fraternidade
Meses de conquistas
Meses de crescimento

Nestes meses de Juventude Franciscana de Florianópolis realizamos muitas coisas e conVIVEMOS juntos!

Para fazer um fechamento do ano e confraternizar nos reunimos dia 10 de dezembro, sábado, na casa dos Freis na Praia dos Ingleses, norte da ilha de Santa Catarina.



Foi um dia de partilhas, de amor, de espiritualidade e de reflexão. Começamos o dia com um café colonial realizado com a ajuda de cada irmão. Pós café, sentamos todos juntos para a então partilha da palavra. Nosso assistente espiritual, que esteve sempre presente em nossos encontros, presenteou-nos com dizeres sobre alfabetização espiritual em nossa formação. Somos formados pelo corpo e pela mente e esquecemos de educar nossas mentes, nossos espíritos. É extremamente importante refletimos quem somos e quem queremos ser, não somos nossos estudos e nossas profissões, somos mais! 



Em grupos, lemos partes do texto SER FRANCISCAN@, HOJE e conversamos sobre nossas ações. Durante estes meses de JUFRA, conhecemos bastante sobre SER FRANCISCANO, sobre os exemplos de seguir Jesus Cristo dado por nosso Pai Seráfico Francisco. Mas e agora, estamos praticando? A conversa transpassou sobre pontos do texto que chamaram a atenção de cada grupo, partindo do consumo, do sistema social que viemos, do julgamento, do preconceito, da fraternidade e diversos outros...







Ainda em conjunto, antes de nossa refeição, Frei Frigo nos trouxe o texto FELIZ NATAL!, uma mensagem de nosso Papa Francisco. Lemos em conjunto e conversamos sobre o advento, sobre o que é o Natal e a importância deste. O Natal constitui-se dentro de cada um de nós, não é simplesmente a comemoração do nascimento de Jesus Cristo, é também o nosso nascimento!



Com nossos corpos espirituais alimentados pela conversa da manhã e nossos corpos físicos alimentados com o almoço preparado por nossos irmãos, revimos as atividades que realizamos durante o ano. De certa forma, revivemos cada instante através de fotos e fizemos um balanço do que estes meses que passaram foram para nós. Colocamos os pontos altos, o que poderíamos ainda melhorar e estabelecemos metas para o próximo ano.

O Selfando não pode faltar

Este dia foi um verdadeiro dia em fraternidade, dia este em que reafirmamos ainda mais nossa vida em Deus e em família franciscana.

Participaram do encontro 17 irm@s

Entramos à partir daqui em FÉRIAS e retornamos com nossos encontros fraternos no dia 5 de fevereiro de 2017.

Paz e Bem!
Um fim de ano iluminado e um ano novo abençoado.
Que Maria, São Francisco e Santa Clara intercedam sempre por todos nós para que nosso bom Deus dê-nos sabedoria para conviver.

#ficadica: Alguns de nós após o encontro assistiram no cinema ao filme "O Vendedor de Sonhos", baseado em uma obra do autor Augusto Cury, escritor este comentado em nossas conversas e presente em leituras de alguns de nós. A história vista mostra muitos aspectos que conversamos neste dia em família e desta forma contribuiu bastante para estes irmãos na forma de firmar e exemplificar temas discutidos além de reviver a fé e o desejo na caminhada. Fica aqui salvo como dica para um próximo CINEJUFRA. DICA DE DESCONTO NO CINEMA que utilizamos (clique aqui) e LIVROS DO AUTOR AUGUSTO CURY EM NOSSA BIBLIOTECA (clique aqui) incluindo o que inspirou o filme.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.