Você é grat@?



A emoção de expressar o valor daquilo que se tem, reconhecendo sua importância, dá nome a um dos sentimentos mais bonitos que conhecemos no ser humano, a gratidão.

E além de ser uma palavra bonita e cheia de positividade, é uma das chaves que deveria fazer parte do caminho de todos aqueles que buscam a felicidade e a vida plena. Afinal, quem não gosta de se sentir grato?

Agradecer nos tira da posição de vítima dos acasos da vida e nos coloca no papel de protagonista, apresentando uma gama imensa de elementos do mundo que tornam nossas queixas mais insignificantes. Tal como o filósofo Alphonse Karr ensinava, é quando paramos de reclamar dos espinhos das rosas e admiramos as rosas dos espinheiros.

Mas se a gratidão melhora a vida e é um caminho a se seguir para uma vida mais plena, você já pensou no quanto ela está presente em você?

Hoje lançamos a seguinte proposta: agradecer mais!

Caso não estiver se sentindo muito bem e não conseguir pensar em motivos e razões para ser grato, listamos alguns que podem lhe ajudar:

Estar vivo


Lembro que quando era criança, aproximadamente com 8 ou 9 anos, estava brincando com meu irmão no clube. Como era a piscina dedicada a saltos ornamentais, sua profundidade chegava a 5 metros, ou seja, não tinha a menor possibilidade de dar pé. No meio da brincadeira, meu irmão começou a se apoiar nos meus ombros e, logo eu estava mais tempo dentro d’água do que fora, sem respirar e tentando voltar loucamente para a superfície… lembro que a vida [até então curta] passou inteirinha pela minha mente enquanto ouvia as risadas daquele que não entendia o que estava acontecendo embaixo d’água.

Viver uma experiência de risco de vida (seja uma doença ou um acidente grave) faz com que qualquer um passe a entender melhor o valor da vida. Aqueles minutos que poderiam ser os finais são desesperadores, fazendo com que o seu único objetivo seja sobreviver.

Claro que é comum deixar de agradecer algo tão natural, mas a possibilidade de estar vivo e poder viver o amanhã é um motivo e tanto para agradecermos.

Estar cercado de pessoas que te amam


Acabar uma relação ou perder alguém especial é sempre motivo para questionar se podemos amar e ser amados. A resposta mais clara é que sim, estamos cercados de pessoas que nos amam muito e que às vezes deixamos em segundo plano por causa de um relacionamento amoroso malsucedido.

Somos frutos do amor de uma mãe e descobrimos o amor no ambiente familiar, um tipo de amor que nunca vai acabar. Também descobrimos o amor com pessoas que aparecem pela vida, algumas se tornam amigos, outras colegas e outras viram namorado ou namorada. Lembre-se de ser agradecido por cada uma dessas pessoas que te cercam e te amam. Seja grato também por poder amar elas.

Ter coisas que ama


Você pode sonhar e desejar o novo iPhone, um novo Playstation e um guarda-roupa cheio de peças novas daquela marca que você tanto ama, mas o que acha de parar de pensar naquilo que gostaria de ter e olhar com mais carinho para o que tem? Sua casa, seus móveis, suas roupas, seu celular, seus livros, seus relógios, seu gatinho vira-lata…

Sonhar com mais do que se tem é natural, mas não esqueça de olhar com carinho para aquilo que já conquistou e no valor de tudo quando entrou na sua vida.


Estar em uma das fases mais confortáveis da humanidade


Houve um tempo em que o homem saía para caçar ursos ou tigres com uma pequena lança de madeira e comíamos carne crua por não dominar o fogo. Em outro tempo, morríamos contaminados após beber a água do rio que beirava nossa casa por conta de um animal morto em sua corrente. Em um tempo, tivemos que viajar por dias andando a pé para visitar algum parente em outra cidade, se não tivéssemos condições de comprar algum cavalo ou mula extra além da que levava nossas coisas. Em outro momento, fazíamos nossas necessidades em baldes durante a noite e jogávamos pela janela pela manhã.

Coisas tão comuns como ter acesso a um chuveiro quente, a um microondas e a um automóvel ou transporte público são conquistas recentes. Sinta-se agradecido por viver em um tempo assim.


Estar saudável


Acordar de manhã, levantar da cama, tomar banho, escovar os dentes, preparar o café da manhã, comer e sair para trabalhar. Se você soubesse o tanto de gente que sonha com isso…

Ser grato diante de pequenas coisas que podemos fazer só por estarmos saudáveis é o mínimo.

Ter aprendido com superações


Se a vida é um aprendizado, só aprendemos naqueles momentos em que nos superamos. Passar por tristezas e desafios que nem imaginávamos ter o poder de superar nos transforma como pessoas, normalmente para melhor.

Se estiver passando por um momento difícil, procure em seu passado tudo aquilo que já superou e você vai entender melhor como encontrar a gratidão por esse aprendizado.


Aproveitar as pequenas alegrias do cotidiano


Ouvir a chuva enquanto dorme, ver a luz do sol iluminando o quarto pela manhã e sentir cheiro de café tomando a cozinha: por que não aproveitar esses pequenos momentos agradáveis e ser grato a eles?


Ter bons motivos para agradecer


Tenho certeza que nessa pequena lista encontrou alguns motivos para sentir gratidão. Espero que tenha muitos mais motivos que os listados aqui e aproveite também para deixar suas dicas do que agradecer.

Seja grato por cada momento, porque agradecer pela felicidade a deixa ainda maior.

Por Eu Te Amo Hoje via Aleteia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.