Moral


Um professor palestrava numa sala cheia de alunos ávidos pelo final da aula. Mas ele dizia: De moral entende-se a possibilidade do homem autopossuir-se. A moral estaria no nível da resposta que se dá a toda realidade que ao homem se apresenta. Responder significa posicionar-se, positiva ou negativamente, frente um fato, frente a si mesmo ou ainda frente a um outro. A moral é um atributo exclusivamente humano. O bem moral está no ser livre que está dissociado de coerções internas e externas para pensar e agir bem. Ser livre também é ser responsável por seus próprios atos, portanto, poder-se-ia dizer que toda liberdade e toda responsabilidade se abrem para a questão moral, e por sua vez, à perspectiva crista, na qual o ser humano não está jogado no mundo, mas responde a um chamado na liberdade que é o compartilhar da dignidade de ser criado "à imagem e semelhança de Deus" (Gn 1,26). 

Toda moral no sentido teológico deve estar acompanhada da ética, que por sua vez, norteia a liberdade dos indivíduos, fazendo deles, como que, cidadãos de direitos e deveres. Contudo, ser livre não é fazer o que se bem entende, mas entender o que se faz, com reflexão e responsabilidade. 

Com efeito, é sendo livres que nos tornamos seres de moral. Terminada a palestra, o professor recebeu a lista de chamadas das mãos de um aluno, todos os outros haviam assinado a lista, mas a sala estava vazia. 

"O fim da moral é o de medir e determinar todas as obrigações que o homem deve necessariamente cumprir, de indicar os limites que ele não pode transgredir, sob pena de se tornar culpado e punido".
Santo Afonso de Ligório
In: História dos Dogmas 
"Ser indulgente demais ou de menos, ambos são falhas. Mas quando falho, prefiro que seja antes por indulgência em demasia que por demasiado rigor"
São Francisco de Sales
In: Na Escola dos Santos Doutores. 

O que Dizem os Santos, Durval Baranowske e Pe. Hélio Soares, Editora A Partilha, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.