PERSISTÊNCIA



"Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda". Santa Tereza de Ávila

Esculpir em mármore Carrara é dificílimo devido a sua dureza, mas suas obras permanecem por séculos. A palavra fácil dá ideia de tudo o que é feito sem esforço, ou seja, nem dá trabalho para ser realizado. No humano, o fácil é visto como aquilo que quase vem por si. Já o difícil exige esforço, trabalho duro, e só vem por si depois de muito empenho. Aliás, não é que vem por si, e, sim, vem a si, se mostra, somente mediante muita labuta e sacrifício. Duvidar do fácil, por sua vez, é diferente de colocar pouca fé nele. Trata-se de ficar atento e desconfiar do que vem de “mão beijada”. Vir de “mão beijada” é para dizer que “não cai do céu”, à semelhança do “maná” que caia do céu – da experiência do Povo bíblico do Antigo Testamento. Daí que o estar atento é para perceber se a coisa tem desafio ou não. Em caso negativo, significa que não vale a pena investir. O difícil é tudo o que traz desafio e persistência.

Persistir é um modo de jamais desistir. E o difícil pede sempre persistência para alcançar um propósito maior. Estamos em um tempo em que o fácil parece mais vantajoso, e o difícil é quase sempre rejeitado. Isso está dando tipos humanos anêmicos no espírito, e molengas no modo de ser. Está faltando garra. Desta forma, habituados ao fácil, quando chega o difícil, se mostram totalmente despreparados, frágeis e fragilizados. Em tais momentos, se dá conta que falta uma ação fácil para auxiliá-los numa solução sábia e eficaz, e nem mesmo podem contar com uma força que os capacite a suportar o peso da dificuldade. Só lhes resta lamentarem e desesperarem debaixo do peso do insuportável. Isso é importante compreender, porque há toda uma geração que nos últimos decênios tem sido educada para buscar o fácil e evitar o difícil. Isso nada tem a ver com o querer ensinar ou jogar sobre os ombros das pessoas dificuldades mil para torturá-las ainda mais do que já se torturam na vida. Tem a ver com desafiar para o crescimento e amadurecimento do espírito, pois o espírito é forjado somente no empenho, no desafio, na disciplina e no confronto com o difícil. O difícil é para os guerreiros no espírito. O fácil é para os que se sentem “coitadinhos” e querem se tornar medíocres e cheios de “dodói” na vida.

Bom Dia! Bom trabalho!

Reflexão feita por Jose Irineu Nenevê

Links:
Facebook: http://www.facebook.com/bomdiaebomtrabalho
twitter: http://twitter.com/irineuneneve
Blog: https://bomdiaebomtrabalho.wordpress.com/
Leia o Livro: BOM DIA E BOM TRABALHO, sabedoria para todos os dias. Ed VOZES.

Retirado de http://www.franciscanos.org.br/?p=132707

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.