7° dia da novena de Santa Clara

CLARA DE ASSIS UMA VIDA TRANSPARENTE
Palavra do dia: ESPELHO Símbolo: ESPELHO
Canto (à escolha)
Texto base “Um simples colocar-se diante dos escritos desta mulher Clara de Assis, é uma experiência cristalina capaz de revelar a profundidade da dimensão fundamental de uma espiritualidade totalmente evangélica, radicada no seguimento de Jesus pobre. É verdadeiramente estar diante de uma mulher-espelho e entrever uma experiência contemplativa límpida e transparente. É reconhecer a delineação de uma figura profética e luminosa, cuja influência tem atravessado os séculos irradiando riqueza humana e espiritual inesgotável” (Texto-base da FFB, p.68).
ORAÇÃO INICIAL (Própria do Ano Clariano)
C- Existe objeto mais feminino do que o espelho? Quase todas as mulheres carregam um espelho na bolsa. Mas o princípio do espelho de que fala Clara é algo profundo, misto de terra e céus. É olhar a pessoa humana e enxergar Cristo, o Divino. O texto é da quarta Carta de Clara a Inês de Praga.
Todos – “Olhe dentro desse espelho todos os dias, ó rainha, esposa de Jesus Cristo, e espelhe nele, sem cessar, o seu rosto, para enfeitar-se toda, interior e exteriormente, vestida e cingida de
variedade, ornada também com flores e roupas das virtudes, ó filha e esposa caríssima do sumo Rei. Pois, nesse espelho, resplandecem a bem-aventurada pobreza, a santa humildade e a inefável caridade, como, nele inteiro, você vai poder contemplar com a graça de Deus. Preste atenção no princípio do espelho: a pobreza daquele que, envolto em panos, foi posto o presépio. Admirável humildade, estupenda pobreza. O Rei dos anjos repousa numa manjedoura. No meio do espelho, considere a humildade, ou pelo menos a bem-aventurada pobreza, as fadigas e as penas que suportou pela redenção do gênero humano. E, no fim desse mesmo espelho, contemple a caridade inefável com que quis padecer no lenho da cruz e nela morrer a morte mais vergonhosa” (4CtIn 15-23).
Texto bíblico (Isaías 62, 1-5)
C - Belíssima a profecia de Isaías. Ele vê Jerusalém como uma esposa preparada para seu esposo, bela, pura, vivendo a alegria das núpcias. As imagens do espelho de Clara mostram o Cristo desfigurado, mas apontam para a glória de Inês se unir ao Esposo.
Leitor – Leitura do Livro do Profeta Isaias - Por amor a Sião, não posso ficar calado; por amor a Jerusalém, não posso ficar quieto, até que desponte como a aurora a sua justiça e como tocha acesa a sua salvação. As nações verão tua justiça e todos os reis a tua glória. Receberás um nome novo que a boca do Altíssimo designará. Serás uma coroa magnífica na mão do Senhor e uma tiara real na palma da mão de teu Deus. Já não te chamarão “Repudiada” e tua terra já não será chamada “Abandonada”; serás chamada, isto sim, minha querida, e tua terra terá o nome de “Desposada”. Pois, o Senhor te concede o seu amor e tua terra será desposada. Pois, como o jovem se casa com uma moça, assim o teu arquiteto te desposa, e como o noivo se alegra com a noiva, teu Deus se alegra contigo. – Palavra do Senhor. T. Graças a Deus
Reflexão - Depois de terem sido lidos o texto de Clara, na 4ª. Carta, sobre o espelho e esta página de Isaías, que fala do Esposo que procura a Amada, quais reflexões podemos fazer? Como é nosso relacionamento pessoal com o Senhor? É de um amoroso respeito ou de uma distância? Será que amamos o Senhor como ele nos ama, ou seja, com o amor do Esposo que, no alto da cruz, vestido da nudez das vestes nupciais deu a vida para nós? Quando participamos da Eucaristia temos a certeza de nos assentar à mesa com o Esposo, ali vestido do branco do pão e do rubro do vinho?
Canto (à escolha)
Oração final Ponha a mente no espelho da eternidade, coloque a alma no esplendor da glória. Ponha o coração na figura da substância divina e transforme-se inteira, pela contemplação, na
imagem da divindade.
Benção de Santa Clara - O Senhor todo poderoso vos abençoe; volte para vós os seus olhos misericordiosos e vos dê a sua paz. O Senhor derrame sobre vós as graças em abundância, e, no céu, vos coloque entre seus santos. Todos – Amém.
***
CONFORMIDADE COM CRISTO
Clara é mestra ao convidar-nos para a jubilosa intimidade com Cristo, aquele no qual ela sabe que pode se transformar por meio da contemplação e que constitui o centro de sua vida e de sua experiência: o Esposo glorioso, contemplado com amor como o “pobre crucificado”. Toda ênfase que Clara põe em querer viver a pobreza que ela destaca de forma muito mais decidida do que Francisco, explica-se exatamente porque é a pobreza do Senhor e através dela cresce a
partilha de vida de Jesus, que escolheu a pobreza neste mundo para si e para sua mãe. A pobreza de Clara não é apenas uma virtude, mas é conformidade a Cristo e ela até parece identificar-se com o próprio Cristo quando, na quarta carta, que fala do espelho se diz que ali “refulgem a bem-aventurada pobreza, a santa humildade e a inefável caridade”. Mais: do alto da cruz se dirige aos passantes para que parem e meditem.
O olhar de Clara reconduz a essa absoluta centralidade de Jesus em sua vida. E me pergunto quanto seja verdadeiro hoje, também para nós, o risco de uma vida “dispersa”, que se perde em mim coisas, talvez belas e boas, mas que corre o risco de perder o primado forte e visível que deve ser dado ao Senhor. Essa visível e explícita centralidade do Senhor é realmente essencial à sua vida. Não só para que seja verdadeiro seu testemunho na Igreja, mas antes para que a vida de vocês seja visível e verdadeira para vocês mesmos. O forte primado de Deus na vida é, certamente, verdadeiro também para nós frades e para qualquer forma de vida consagrada; mas creio que, em sua forma de vida, assuma uma urgência particular e significativa.
Frei José Rodriguez Carballo, OFM
Carta dirigida às clarissas em agosto de 2007
Questão
Ler e comentar estas palavras do Ministro Carballo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.