Família Franciscana de SC, em festa, celebra encerramento do Ano Clariano!












Quase 400 franciscanos e franciscanas de todo o estado de Santa Catarina se reuniram no clube Antares, na cidade de Rodeio, neste Domingo (19/08). O motivo do encontro era o encerramento das comemorações dos 800 anos de fundação da Ordem de Santa Clara. Diversas Congregações de Religiosas, Frades OFM e OFMCap, irmãos da Ordem Franciscana Secular e da Juventude Franciscana formaram uma só família na cerimônia que contou com a presença do estandarte de Santa Clara, que visitou, desde o início do ano, as mais diversas Fraternidades e casas religiosas franciscanas do estado.
Pela manhã, os participantes foram apresentados por Fraternidades e Congregações. Também foram citados os membros que compõem o Conselho da Família Franciscana de Santa Catarina. Entre músicas e orações clarianas, Irmã Delir Brunelli (Catequista Franciscana) teceu seus comentários sobre a difícil unidade no tempo de Clara de Assis. Citou como exemplos os conflitos entre o Império e o Papado, as guerras com a vizinha Perusa e rixas familiares e vinganças. Explicou que havia um grande anseio por unidade em Assis, a partir do espírito associativo e participativo e de movimentos evangélicos com espírito fraterno. E narrou o caminho de Clara para conseguir a unidade, a irmandade e a santa convivência em São Damião. Ao final, houve uma partilha entre os grupos presentes com a seguinte reflexão: “o que dificulta ou impede a unidade no ambiente em que vivo?”. E também: “que aspectos do testemunho de Clara iluminam esse contexto e podem ajudar a construir unidade hoje?”. Foi observado que todos os irmãos são igualmente corresponsáveis pela unidade em uma Fraternidade.
Na parte da tarde, um grupo de 25 jovens de Blumenau orientados por Frei Pascoal Fusinato, OFM, apresentou, em forma de teatro musical, passagens da vida de Santa Clara e São Francisco. Outros participantes também mostraram seus talentos em forma de músicas e poesias.
O encontro encerrou com uma missa presidida por Frei José Luiz Prim, OFM, Assistente Regional da OFS, e concelebrada por outros 5 Frades presentes.
Ao final do dia, nos calorosos abraços de despedida entre os irmãos, a certeza de que valeu a pena acordar cedo e pegar a estrada rumo a Rodeio. Todos na esperança da realização de um próximo encontro em breve!
Paz e bem!

Por Leonardo Contin da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.