Juventude Franciscana participa do Retiro e Formação da OFS Regional Sul 2

Foto OFICIAL do Retiro e Formação da OFS Regional Sul 2, Blumenau, 23 e 24 de julho de 2016
Nossos encontros estão em “Férias”, mas recebemos um lindo convite da OFS de Santa Catarina através do seu Ministro, Ademir Freitas, para participar do Retiro e Formação do Conselho Regional Sul 2 e Fraternidades da Ordem Franciscana Secular que não podíamos deixar passar. Lá fomos nós, a principio tínhamos quatro vagas, porém o amor expandiu e no dia 23 de julho embarcamos rumo a Blumenau com os jufristas Leonardo, Gabriela H., Jaime, Priscila Avelar, João Paulo, Gabriela C. e Jéssica, 7 jovens! :)

Com a instrução e bênção do nosso Assistente Espiritual, Frei Luiz Antônio Frigo, o qual não pode estar presente fisicamente no encontro, mas esteve todo o momento presente em nossas mentes e falas, fomos de Florianópolis (Trindade) até Blumenau para um encontro com parte da Família Franciscana na casa de retiros São José.

Recebidos com muita alegria nossa acolhida foi calorosa.

LEIA MAIS...
Jufristas no Retiro e Formação da OFS Regional Sul 2, Blumenau, 2016

“Levar um pouco do outro e deixar um pouco de nós” foi a frase inicial de toda partilha que foi composta por conversas, meditações e partilhas que permearam sobre os temas:

Sábado

O que é Formação
A pessoa necessita de um solo vital  sobre o qual possa construir com coerência seu próprio relato, assentar suas fidelidades e compromissos pessoais.  Sem isso sua biografia se resume num somatório de acontecimentos pessoais desconexos e soltos. Fundar a pessoa, ajudá-la a conseguir esse solo pessoal, deve ser o grande objetivo dos processos educativos. Patxi Álvares de los Mozos, SJ
A formação comporta ENSINO, PARTILHA E ORAÇÃO. Esse processo exige ferramentas básicas imprescindíveis: conhecimento e manejo dos próprios sentimentos, certo grau de contemplação, capacidade de conviver consigo mesmo, cultivo da dimensão do silêncio. A fundação da pessoa é feita de pequenos compromissos que devem desembocar num compromisso vital que leva a um projeto de vida que, por sua vez, leva à identidade. O primeiro e fundamental dos compromissos é ser cristão.

Reflexão Regional Sul 2
Questões internas da OFS Regional e fundamentais para seu funcionamento

Natureza da OFS
Começamos com uma dinâmica para compreender: O que se entende por Natureza e por Identidade? Qual a natureza e identidade da OFS? A natureza da OFS é definida com precisão em 3 elementos básicos:  Sua gênesis e a intenção do fundador, S. Francisco, com base na inspiração recebida de Deus que quis a fundação.  Sua evolução histórica. A vontade explícita da Igreja mediante: A legislação que lhe deu e o Magistério da mesma Igreja expressado pelos Sumos Pontífices ao largo da história.  Conhecemos a natureza de nossa Ordem e compreendemos que a mudança começa de dentro para fora, como o milho virando pipoca ;)
Uma regra: Uma observância mais perfeita do Evangelho em razão de sua condição de vida.

JUFRA
Nosso irmão Leonardo apresentou lindamente a Juventude Franciscana com conceito, histórico, colocação da Jufra dentro da OFS e as diferenças etapas.
A Jufra nasceu da Ordem Franciscana Secular em 1950 porque era necessário criar um espaço jovem dentro da família franciscana. A Jufra só existe se ligada à OFS; na verdade a Jufra faz parte da OFS, e conta ainda com a colaboração das outras ordens franciscanas.

Profissão e Sentido de Pertença
Profissão: Graça e Compromisso
Em mais uma conversa mediada com alegria e entusiasmo, vimos que a Profissão produz a "incorporação na Ordem Franciscana Secular" implica, portanto, a inserção vital na família franciscana, com todas as consequências de pertencer à mesma família espiritual. É essencial tomar a decisão de estar presente na vida dos irmãos, alegrando-se com os que chegam, pensar nos quem não vieram, procurar descobrir as razões pelas quais alguns perderam a motivação.  É necessário deixar viva a MOTIVAÇÃO e ter CRIATIVIDADE!

Domingo

Vocação, Carisma, Missão
Chamados à vida! DEUS É AMOR! O amor não é amado, devemos ter compreensão para a convicção. Tudo é pensado no eterno e tudo subsiste em Cristo na eternidade. Deus nos permite que saiamos de seu pensamento para nos tornamos nós mesmos, consciência livre e objetiva. Autoconhecimento para o aceite próprio e a questão do SER SANTO OU NÃO SER SANTO!? Ser parceiro de vida com Deus. Não coloqueis dúvida o chamado é inegociável. Como está meu processo de conversão? O Carisma vem do Espírito Santo e coopera com o bem comum, ter os mesmos sentimentos de Cristo – Filho

De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:5-8

Animação Vocacional
DAR VIDA AO CHAMADO! Por que realizar a Animação Vocacional?
A Espiritualidade Franciscana, o Projeto Franciscano é riquíssimo e completíssimo. Dentro dele encontramos  tudo  o  que  precisamos  e  desejamos  para  nos  realizar  enquanto  Povo  de  Deus  que caminha no Evangelho de Jesus Cristo, seguindo os passos de São Francisco. Vamos aproveitar tudo isso sem jamais esquecer que nossa força está entre os irmãos, na formação e vida de oração. Em nossos encontros ressaltemos os 5 sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. SEJAMOS CRIATIVOS!

Não iremos dissertar sobre cada tema aqui hoje, eles foram todos muito ricos e trouxeram grandes contribuições para nossa formação. Porém, para não ficar sem falar compartilhamos abaixo os textos que foram base de cada conversa, vale muitoooooo a leitura #ficadica
  


Compartilhamos, cantamos, amamos, sorrimos, aprendemos e crescemos muito neste final de semana. Sentimos como é importante o contato intergeracional e como o papel do Jovem é importante na caminhada da família Francisclariana.

No sábado finalizamos nosso dia com o lucernário, que consiste em acender ritualmente as luzes ao cair da noite. Os cristãos celebram-no desde tempos remotos, nele se jogam com o rico simbolismo da luz, através do qual é fácil passar da luz dos cosmos à luz que é Cristo. Refletimos, meditamos, cantamos e oramos e ao fim ficamos repletos do AMOR de nosso PAI!


Momento do Lucernário no Retiro e Formação da OFS Regional Sul 2
No domingo nosso envio foi feito com a celebração da eucaristia que nos alimentou para viver tudo que recebemos neste encontro abençoado. Sentimos gratos por vivenciar este momento, poder partilhar e integrar esta família fraterna e alegre!

#VALE RESSALTAR!
A organização foi divina,
a acolhida espetacular,
a música alegre,
os mediadores iluminados,
o lugar abençoado
e a comida (física e espiritual)
uma delícia!!!!!!!

VEJA AQUI OS REGISTROS FOTOGRÁFICOS DESTE ILUMINADO ENCONTRO

Juventude Franciscana participa do Retiro e Formação da OFS Regional Sul 2 Juventude Franciscana participa do Retiro e Formação da OFS Regional Sul 2 Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 24.7.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires