Revoluções silenciosas: a convivialidade


1. Convivialidade
Significado de Convivialidade Por Dicionário inFormal (SP) em 16-10-2014    
Capacidade de uma sociedade em favorecer a tolerância e as trocas recíprocas das pessoas e dos grupos que a compõem; saber lidar com a convivência.
A convivialidade nunca foi fácil naquela república, conseguir sair foi um verdadeiro alívio.

Com a queda do muro de Berlim em 1989 e com ele o socialismo que fazia o contraponto (independentemente de seus graves erros internos) ao capitalismo, este terminou triunfalmente ocupando todos os espaços na economia e na política. Com a chegada ao poder de Margareth Thatcher na Inglaterra e de Ronald Reagan nos EUA, a lógica capitalista ganhou livre curso: liberalização completa dos mercados com a ruptura de todos os controles, a introdução do estado mínimo, das privatizações, da concorrência sem fronteiras e do crescimento sem qualquer consideração para com a natureza.

Essa assim chamada de “mundialização feliz” não foi tão feliz assim.

O prêmio Nobel de Economia Joseph Stigliz pôde escrever ainda em 2011: “Somente o 1% dos mais ricos faz funcionar a economia e o planeta inteiro em função de seus interesses” (“Of the 1% by 1% em Vanity Fair, maio 2011). Em razão disso um dos maiores bilionários, o especulador Warren Buffet se vangloriava: “Sim, a luta de classes existe, mas é a minha classe, a dos ricos, que conduz a luta e a estamos ganhando” (Entrevista na CNN de 2005).

Só que todos esses endinheirados nunca colocaram em seus cálculos o fator ecológico, os limites dos bens e serviços naturais, tidos como desprezíveis externalidades. Isso ocorre também nos debates econômicos em nosso país, retardatário nesta questão, à exceção de alguns poucos como L.Dowbor entre outros poucos.

Ao lado da hegemonia mundial do sistema do capital, crescem por todas as partes revoluções silenciosas. São grupos de base, cientistas e outros com sentido ecológico que estão ensaiando alternativas a este tipo de habitar o planeta Terra. A continuar estressando de forma impiedosa a Terra, esta poderá dar o troco e provocar um abalo, capaz de destruir grande parte de nossa civilização.

É num contexto assim dramático que surgiu um movimento chamado de “Os convivialistas”, que reúne por ora mais de 3200 pessoas do mundo inteiro (veja www.lesconvivialistes.org). Procuram o viver juntos (dai convivialidade), cuidando uns dos outros e da na natureza, não negando os conflitos, mas fazendo deles fatores de dinamismo e criatividade. É a política do ganha-ganha.

Quatro princípios sustentam o projeto: 

O princípio da comum humanidade: com todas as nossas diferenças, formamos uma única humanidade, a ser mantida unida.

O princípio da comum sociabilidade: o ser humano é social e vive em vários tipos de sociedades que devem ser respeitadas em suas diferenças.

O princípio de individuação: mesmo sendo social, cada um tem direito de afirmar sua individualidade e singularidade, sem prejudicar os outros.

O princípio da oposição ordenada e criadora: os diferentes podem se opor legitimamente mas sempre tendo o cuidado de não fazer da diferença uma desigualdade.

Esses princípios implicam consequências éticas, políticas, econômicas e ecológicas que não cabe aqui detalhar.

O importante é começar: a partir de baixo, com o bio-regionalismo, com as pequenas unidades de produção orgânica, com a geração de energia a partir dos dejetos, com a convivência com o semi-árido, com a proteção das matas ciliares e das nascentes de água doce, com um sentido de autolimitação e justa medida, vivendo um consumo frugal compartilhado entre todos. São as revoluções silenciosas que estão acumulando energia para, num momento maduro da história, poder fazer a grande transformação e a passagem da era do antropoceno para a era do ecozóico.

É importante hoje acentuar a convivialidade porque atualmente há muitos que não querem mais viver juntos.

A convivialidade como conceito foi posta em circulação por Ivan Illich (1926-2002) com seu livro “A convivialidade” (1975). Ele foi um dos grandes pensadores proféticos do século XX. Austríaco, viveu grande parte de sua vida nas duas Américas e por anos em Petrópolis. Para ele, a convivialidade consiste na capacidade de   fazer conviver as dimensões de produção e de cuidado; de efetividade e de compaixão; de modelagem dos produtos e de criatividade; de liberdade e de fantasia; de equilíbrio multimensional e de complexidade social: tudo para reforçar o sentido de pertença universal.

A convivialidade pretende também ser uma resposta adequada à crise ecológica. Ela pode evitar um real crush planetário.

Importa restaurar o pacto natural coma Terra e o social entre os povos, articulando sempre ambos conjuntamente. O primeiro parágrafo do novo pacto será o sagrado princípio da autolimitação e da justa medida; em seguida, o cuidado essencial por tudo o que existe e vive, a gentileza para com os humanos e o respeito para com a Mãe Terra. Tudo isso não se alcançará sem dar primazia ao capital humanístico-espiritual sobre o capital meramente material, sob o qual ainda vivemos.

É possível organizar uma sociedade boa, uma Terra da boa-esperança (Sachs e Dowbor), na qual as pessoas preferem cooperar e partilhar em vez de competir e acumular ilimitadamente. Estas são as condições básicas de uma felicidade possível neste mundo.

Leonardo Boff

Leonardo Boff articulista do JB on line escreveu com M.Hathaway, “O Tao da libertação: explorando a ecologia de transformação”, Vozes 2012.
Disponível em: http://www.franciscanos.org.br/?p=113430 e em http://www.correiodobrasil.com.br/revolucoes-silenciosas-convivialidade/

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