A perene conquista


O ser humano quando se considera feliz é porque alimenta inúmeras aspirações, desejos e sonhos. Sua mente e seu coração vivem e celebram continuamente emoções e conquistas. Não pensa em desistir disso por mais difícil que se apresente. Sabe que não poderá viver apenas de imaginações. Sabe que se faz necessário ter os pés no chão e a mente elevada. Sabe que precisa pensar por onde está andando, para onde pretende ir e o que deseja alcançar.

Essa ansiedade de conquistas não tem idade. Em todas as fases da vida humana existem conquistas a realizar e a desfrutar. Não poderão se contentar com aquilo que alcançaram. Novos desafios estarão para testar a capacidade de fazer algo de novo e de melhor para garantir um lugar de honra na sociedade e diante de si.

E isso empolga e entusiasma a quem em sua mente alimentar e aspirar o infinito. Apesar disso impressiona o tanto de seres humanos se isolando num pequeno mundo de fracos desejos e quase nada de esperanças. São seres humanos, especialmente jovens, se servindo de um pequeno aparelho e se relacionando com o resto do mundo através de códigos e de palavras truncadas apenas para satisfazer interesses pessoais e comodistas.

Acionam o WhatsApp para se comunicar com quem lhe interessar. Fecham o círculo de amizades. Criam um mundo virtual muito restrito. Não interessa olhar nos olhos da pessoa. Não interessa dar um sorriso e falar palavras. O que interessa é enviar mensagens consideradas do interesse pessoal ou do grupo.

Mesmo estando próximos fisicamente, estabelecem uma parede separando e se fechando cada qual em seu mundo. O calor de uma aproximação física fica prejudicado pelo distanciamento de interesses e anseios.

Mas o ser humano não poderá viver isolado de outro ser humano. Necessita de um olhar diferente necessita de um gesto humano de alguém que tenha alma e coração. Necessita escutar um tom de voz que acalme suas ansiedades e lhe abra um caminho de luz e de alegria.


Necessita de ambiente saudável. Necessita de troca de palavras e de idéias. Só vencerá na vida se aceitar e respeitar opiniões. Só conquistará algo de valor se aceitar sofrer correções e aprimoramentos. Sozinho não chegará a lugar algum. Necessita do próximo

E a pergunta surge: “Quem é o próximo?” O próximo tem muitos nomes, vive em muitos ambientes, encontra-se nas mais diferentes situações, tanto financeiras, quanto morais ou espirituais. Talvez não seja alguém. Poderá ser algo que se encontra na própria pessoa. Dentro desse próximo podem existir áreas escuras que necessitam de luz, podem existir sofrimentos que precisam ser amenizados.

Dentro desse próximo existe especialmente um ser humano que, ao ser acolhido e amado,se transformará em fonte de energia e de vida plena. Esse ser humano ao ser valorizado e estimado mudará seu modo de pensar, de se relacionar e de se comunicar.

Encontrará o caminho que o levará até Deus. E essa será a conquista mais bela, mais sagrada e mais perene.

Publicado por Rui Apoliano | 09/07/2016 - 00:01
Em http://capuchinhos.org.br/caprs/artigos/detalhes/reflexoes/a-perene-conquista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.