Uma mensagem para o Dia Internacional da Juventude 2016


Celebra-se, neste dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude por resolução da Assembleia Geral da ONU, em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, reunida em Lisboa, de 8 a 12 de Agosto de 1998.

O tema escolhido para este ano é "A caminho de 2030: erradicar a pobreza e alcançar a produção e o consumo sustentáveis".

O principal objetivo desta data é dar ênfase à educação e à conscientização dos jovens para que assumam a responsabilidade como representantes do futuro do planeta.


Mensagem UNESCO


Por ocasião deste Dia Internacional da Juventude, Irina Bokova, Diretora-geral da UNESCO, enviou uma mensagem aos jovens do mundo inteiro, onde se lê:

Os jovens não são apenas o nosso futuro – eles são o nosso presente. Nosso planeta nunca foi tão jovem, com 1,8 bilhão de jovens de ambos os sexos. Eles formam a geração mais conectada, mais sincera e mais aberta a outras opiniões que o mundo já viu. Eles são poderosos agentes de mudanças positivas, essenciais para o avanço da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Não é suficiente termos esperança por um futuro melhor – nós devemos agir agora. As mudanças estão em andamento, e milhões de cidadãos já estão transformando as formas como nós produzimos, consumimos, nos comportamos e nos comunicamos. Jovens como Lauren Singer, nossa defensora do consumo sustentável #YouthofUNESCO, nos mostram o caminho para um estilo de vida sem desperdício, depositando todo o seu lixo produzido ao longo dos últimos quatro anos em uma pequena jarra! Essa é uma inspiração para a comemoração deste ano – A Estrada para 2030: Erradicar a Pobreza e Alcançar a Produção e o Consumo Sustentáveis.

Existem inúmeras iniciativas como essa, e todas dão forma a um novo humanismo, a novos meios de solidariedade e cidadania para combater a pobreza, a marginalização e o desespero.

O fato de termos otimismo e confiança não significa que subestimamos os desafios futuros. Hoje, muitos jovens vivem em países menos desenvolvidos, e carregam os pesados fardos dos conflitos e da pobreza. Não pode haver desenvolvimento sustentável se os jovens permaneceram à margem, e eu chamo todos os Estados-membros e parceiros da UNESCO a apoiar suas iniciativas, a dar-lhes voz e a deixá-los crescer para, juntos, darmos forma à dignidade futura que estamos construindo hoje.

Fonte: http://br.radiovaticana.va/news/2016/08/12/dia_internacional_da_juventude,_onu_a_caminho_de_2030/1251043
Uma mensagem para o Dia Internacional da Juventude 2016 Uma mensagem para o Dia Internacional da Juventude 2016 Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 12.8.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires