Dia de oração pela Criação chama ao respeito pelo próximo


A Igreja Católica celebra, a 1 de Setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi instituída pelo Papa Francisco e tem um sentido ecumênico, já que a mesma é também comemorada pela Igreja Ortodoxa.

O Santo Padre pretende que a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação ofereça aos fiéis e às comunidades a oportunidade de «renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação», «elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado».

«Como cristãos queremos oferecer a nossa contribuição à superação da crise ecológica que a humanidade está a viver. Por isto devemos, antes de tudo, procurar no nosso rico património espiritual as motivações que alimentam a paixão pelo cuidado da criação, recordando sempre os que creem em Jesus Cristo, Verbo de Deus que se fez homem por nós», explica o Papa.

Francisco alerta que a «crise ecológica» impele a uma «profunda conversão espiritual» e frisa que os cristãos são chamados a uma «conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus», citando a encíclica Laudato Sí (217).

Francisco assinalou que partilha «as preocupações pelo futuro da criação» com o irmão Patriarca Ecuménico Bartolomeu, tendo acolhido a sugestão do seu representante, o Metropolita Ioannis de Pérgamo, aquando da apresentação da encíclica dedicada ao ambiente.

Neste contexto ecumênico, desejou que esta iniciativa possa envolver outras Igrejas e comunidades eclesiais e ser celebrado em sintonia com as atividades que o Conselho Mundial de Igrejas promove sobre este tema. A instituição do “Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação” foi comunicada numa carta ao presidente do Conselho Pontifício da Justiça e da Paz e ao presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, respetivamente o cardeal Peter Turkson e o cardeal Kurt Koch.

Aos dois responsáveis Francisco pediu a divulgação da instituição deste dia para que, «em harmonia com as exigências e as situações locais» a sua celebração seja organizada com a participação de todo o Povo de Deus.

“Tempo para a Criação. Rezemos juntos para apreciar e cuidar do dom da criação”

Oferecer orações pelo dom da Criação

“Estamos enfrentando desafios urgentes em termos de degradação ambiental e mudanças climáticas. Encorajados pelas palavras da Encíclica Laudato si, do Papa Francisco, reconhecemos a nossa responsabilidade conjunta”.

“Apelamos a todos os cristãos europeus paróquias, comunidades e todas as pessoas de boa vontade para aderirem ao Tempo pela Criação, a celebrá-lo juntos, em suas tradições litúrgicas e a sustentar a fé cristã comum em Deus Criador. Exortamos todos a oferecer, cada qual em seu redor, orações pelo dom da Criação”, diz a declaração.

 Respeitar a Criação significa também respeitar os seres humanos

“Segundo o Evangelho – observam as Igrejas – a responsabilidade em relação ao meio ambiente não pode ser separada da responsabilidade para com os outros seres humanos: o nosso próximo, os pobres e os esquecidos, tudo num espírito de solidariedade e de amor. Respeitar a criação não significa apenas proteger e salvaguardar a terra, a água e os componentes do mundo natural; consiste também em respeitar os seres humanos que compartilham estes dons e são responsáveis por eles”.

Transmissão ao vivo 

Quinta-feira, 1º de setembro, celebra-se o II Dia Mundial de Oração pela Criação. A Rádio Vaticano transmitirá a cerimônia das Vésperas, presidida pelo Papa, com comentários em português, a partir das 11h55min, horário de Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.