A importância de agradecer a Deus


Quando recebemos um presente, é natural que agradeçamos àquele que nos agraciou com um gesto, ou simplesmente com um “muito obrigado”. Ter um coração agradecido parece ser a forma de estar aberto ao outro, de mostrar que aquilo que ele fez é importante para mim e eu o reconheço como tal. Se entendermos isso, quando falamos da relação entre nós homens, quanto mais quando falamos da relação com Deus. Ter um coração agradecido com Deus é o reconhecimento de que somos criaturas e que Ele veio até nós com o melhor dos dons que podemos imaginar, Ele mesmo.1

Na tradição da oração cristã, podemos encontrar diversas formas de cumprir com aquilo que Paulo recomenda em sua carta aos Tessalonicenses de orar sem cessar. No catecismo podemos encontrar que a oração no tempo da Igreja se desdobra na adoração, na súplica, na intercessão, na ação de graças e no louvor. Todas essas expressões da oração têm seu lugar na vida de cada cristão, vamos nos concentrar, no entanto, na oração de Ação de Graças para entender melhor o que significa agradecer a Deus e a sua importância para nós.

Quando falamos de ação de graças, nos vem logo à mente a celebração da Eucaristia, que é uma palavra que vem do grego e que significa justamente isso, ação de graças. Nesse caso, estamos celebrando o sacrifício de Cristo que liberta o homem do pecado e da morte e o consagra, junto com toda a criação, novamente ao Pai, para sua Glória. Não poderíamos nunca pensar em algo mais digno de se render graças. Ainda mais se lembramos que na missa não participamos de um teatro, no qual vemos um espetáculo desde a plateia, mas realmente nos unimos como membros de Cristo a esse sacrifício de Jesus, cabeça da Igreja.

E para essa Ação de Graças que é a missa, podemos levar toda a nossa existência. Todas as dores e alegrias, dificuldades, sucessos, dúvidas e preocupações. Nada do que nos afeta de qualquer maneira precisa ficar de fora dessa oração de Ação de Graças. Isso pode parecer um pouco confuso, porque “como assim vou agradecer por um fracasso, ou em momentos de angústia”? Se nos concentramos mais uma vez na missa, talvez isso fique mais claro.

A Eucaristia é uma ação de graças, mas nela, se estamos atentos, existem momentos nos quais pedimos perdão, outros nos quais fazemos súplicas por nós e pelos demais e outros ainda no qual adoramos a Deus, especialmente presente nesse sacramento. Esse contexto geral de ação de graças não exclui, pelo contrário, chama todas as outras formas de oração. E isso acontece porque ainda que estejamos passando por momentos de dificuldade, sempre contamos com a infinita presença misericordiosa de Deus, que sabe pegar tudo o que lhe apresentamos, ainda que esse “tudo” seja muito pouco e não tão bom assim, e transformar em bênçãos para cada um de nós.

Por isso é importante agradecer sempre, mostrar que confiamos em Deus apesar de qualquer dificuldade. São Paulo exortava isso mesmo aos fiéis quando lhes dirigia alguma carta. “Por tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus a vosso respeito, em Cristo Jesus” (1Ts, 5, 18). “Perseverai na oração, vigilantes, com ação de graças” (Cl 4,2).

Por A12
em http://arquifln.org.br/noticias/a-importancia-de-agradecer-a-deus/
A importância de agradecer a Deus A importância de agradecer a Deus Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 23.9.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires