É possível ser jovem Cristão no mundo de hoje



Começo este artigo não com respostas ou explicações , mas com perguntas que nos desafiam na contemporaneidade: como ser jovem Cristão no mundo de hoje? Como ser jovem no mundo sem ser do “mundo”?

Vivemos numa época de transformações rápidas e frenéticas, a era do real e do digital, da informação e da transformação. Tudo parece nos encantar, os aparelhos de último “grito” que estão nas vitrines das lojas ou nas telas de nossos computadores, o marketing invadiu nossos pensamentos e também os nossos corações. De certo modo ele nos faz refém do ter para ser. Mas quando somos tomados pela moda do mundo em transformação, nós fazemos dela um meio que nos leva a evangelizar? Corremos dela e fugimos sem saber para onde? Por vez ela está presente em todos os recônditos do planeta. Diante de tudo isso, como sonhar? Como ser Cristão no mundo de hoje? Como ser jovem no mundo atual?  É possível ser jovem cristão hoje e é possível viver esta forma de vida no mundo atual, quando fazemos uma opção por viver o que é de Deus. Aqui o sentido de viver é abraçar e seguir o evangelho e a sagrada escritura, amar o pobre, o órfão, a viúva e o estrangeiro. Simplesmente sem pedir nada em troca deste amor. É perceber e sentir a presença de Deus no outro, como a imagem e semelhança do próprio Criador. Deus criou tudo, o cosmos, a comunidade de vida, todos os seres, os não humanos e nos criou seres humanos. Ao ser humano Deus deu inteligência, sabedoria, razão e a possibilidade do conhecimento. Porém, o homem muitas vezes esquece que tudo vem de Deus e deveria servir a Deus. Ele se corrompe, destrói a natureza e os animais, e por fim ele transforma o seu semelhante em objeto manipulado por dinheiro, por desejos de algo desnecessário à sua vida e desnecessário para chegar a Deus. O jovem não deve se tornar como as primeiras criaturas racionais que se deixaram levar pelas palavras enganosos contrariando assim a ordem divina e comeram o fruto proibido desejando poder divinal. Quantos frutos proibidos nós estamos colocando nas nossas vidas e querendo que eles substituam Deus? Parece brincadeira, mas estamos em momentos de forte ateísmo e muitos não têm fé, porque acreditam na ciência e na tecnologia. Estas são boas para o ser humano, mas este precisa de mais, ele necessita de Deus.

Portanto, não podemos perder a fé, não deixemos que nos roubem a fé, nos roubem o sonho de amar. Jovens, não deixemos que o mundo tire Deus de nós. Somos filhos do Criador que não cansa de nos amar, por isso vamos nos inebriar de Deus e sermos jovens de fé, esperança e amor. Vamos ser jovens Cristãos de ação e de fé no mundo de hoje, sem medo de ser feliz e sem medo de fazer o nosso próximo feliz. Juventude: ame a Deus acima de tudo.

Frei Antônio Izael OFM
Disponível em http://www.franciscanos-rs.org.br/e-possivel-ser-jovem-cristao-no-mundo-hoje/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.