OS ÍCONES FRANCISCANOS


A tradição franciscana e clariana tem uma riqueza inesgotável de sinais e símbolos, uma iconografia expressiva que se revela na Porciúncula, sandálias, TAU, cordão, ostensório de Clara, o Espelho,  o hábito, o Crucifixo de São Damião, as mãos cruzadas revelando as Chagas, o rosto sempre sereno de Clara, o lobo de Gúbio, e tantos outros. Os ícones franciscanos revelam uma força espiritual muito grande que marcou tantas vidas, uma energia vital silenciosa e inspiradora a mostrar criatividade.

Os ícones franciscanos são materiais, físicos, espirituais e psíquicos e espelham meditação, presença, harmonia, intuição, fantasia, emoção, caminho trilhado, funções rituais e experiências místicas. Mostram que o uso do símbolo é sempre benéfico; um código de mandato, unção, uma doutrina em forma de sinais. Simplicidade e arte como transformação de uma vida. Um ícone vale mais do que mil palavras!

Gosto de estar nos espaços franciscano e contemplar a beleza de seus ícones. A luminosa presença do Crucifixo de São Damião a mostrar que o Amor é sempre difusivo, e que toda reconstrução começa por aí. O TAU é de uma força protetora incrível. A Porciúncula é simplicidade e imponência. O rosto de Clara a dizer para o espelho: O Amado me quer como eu sou! Da experiência pessoal a uma experiência coletiva de fé. Os ícones estão sempre a evocar este jeito franciscano de se colocar de maneira evangélica, mística e profética. E como precisamos destas marcas e motivações franciscanas! Intuir e sentir profundamente, intuir e dar passos missionários. O fato é que estes ícones atravessam o tempo sempre de forma nova, nos corpos, nas paredes e nos altares, estão abertos para as surpresas do espírito. E não podemos esquecer a bela saudação que por si só  tornou-se um ícone: PAZ E BEM!

Veja também: Símbolos franciscanos

FREI VITÓRIO MAZZUCO
Disponível em: http://carismafranciscano.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.