A IMMF como uma das prioridades para o triênio


Gente grande gosta de números. Quando falamos de um novo amigo, gente grande nunca indaga sobre o essencial (…). As crianças precisam ser muito compreensivas com a gente grande. Antoine de Saint-Exupéry

Na tentativa de entender o que é essencial, a Jufra do Brasil, a partir da decisão tomada no último CONJUFRA, em Campo Grande/MS 2016, estabeleceu o serviço da Infância Micro e Mini Franciscanos (IMMF) como prioridade para o triênio (2016-2019).

Vê-se como necessária a reformulação das diretrizes que embasam o serviço, a criação de materiais formativos – algo a ser feito de forma contínua - e, mais especialmente, a sensibilização por parte das fraternidades em manterem o zelo pelas IMMF já existentes ou pelas que venham a ser implantadas. 

Uma JUFRA que se preocupa com as crianças e com os adolescentes é uma JUFRA que se importa com seu presente e que se preocupa com o seu futuro. A IMMF é o futuro da JUFRA. É também o presente. Uma fraternidade que tem IMMF é adornada, é animada e torna o sim ao compromisso de jufrista mais alegre e mais firme.


 "As crianças precisam ser muito compreensivas com a gente grande." (SAINTEXUPÉRY, 2016, p.17).

O louvor, a alegria, a espontaneidade, a capacidade de amar e de doar gratuitamente que os pequenos franciscanos possuem, fortalecem o testemunho de viver o evangelho como Francisco tanto fez. A IMMF pode se tornar uma das forças evangelizadoras mais eficazes para os franciscanos a serviço do reino de Deus. Assim, é importantíssimo que ela receba o zelo necessário.


"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22:6).

Esse provérbio aplica-se bem à realidade da Família Franciscana, a saber, que muitos irmãos jufristas e da OFS, religiosos e religiosas, tiveram acesso ao carisma franciscano por meio da iniciação formativa na infância. Sim, “Gente grande gosta de números.” (SAINTEXUPÉRY, 2016, p.17). 

Apenas 41,6% das fraternidades de JUFRA no Brasil têm IMMF segundo último relato fornecido pelos secretários regionais em junho de 2016. Esse fato traduz quanto o envolvimento com a IMMF deve ser mais amplo, devendo ultrapassar este triênio e extrapolar a própria JUFRA.

Todos devem se envolver!
Todos devem buscar o essencial!

Têm-se exemplos de algumas fraternidades de OFS que, tendo encontrado dificuldade em se envolver com os jovens, iniciaram atividades com as crianças - utilizando material produzido pela JUFRA - e tiveram e têm experiências positivas. São exemplos inspiradores! Por isso o futuro deve ser construído agora. 

O trabalho e o cuidado com os pequenos franciscanos determinará a ideia do tipo de JUFRA que somos e do tipo que seremos amanhã.

“Irmãos, comecemos, pois até agora pouco ou nada fizemos.” São Francisco de Assis 


por Sabrina Ferreira da Silva Secretária Nacional de IMMF
XIII Caderno Nacional de Formação
JUFRA DO BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.