Frei Galvão: santo brasileiro inspira a juventude



O mês de outubro tem como característica a comemoração de grandes santos populares no Brasil como Santa Terezinha do Menino Jesus e São Francisco de Assis, além de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do país.  A partir de 2007, outubro passou a ser o mês de celebrarmos também o primeiro santo brasileiro – Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, beatificado por Bento XVI em 11 de maio de 2007 em uma missa no Campo de Marte, em São Paulo, que reuniu mais de 1,2 milhão de pessoas.

Frei Galvão, como é mais conhecido, nasceu em Guaratinguetá, interior paulista, no ano de 1739. Filho de uma família religiosa e pertencente à alta sociedade da época, ainda muito jovem foi estudar na Bahia, em um seminário de padre jesuítas, e aos 21 anos entrou para a família franciscana em um seminário no Rio de Janeiro. Após ser ordenado padre, foi para São Paulo, e na capital paulista fundou e construiu o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz, das Irmãs Concepcionistas da Imaculada Conceição.

Por ter idealizado o projeto e trabalhado na construção do Mosteiro da Luz, Frei Galvão é considerado patrono da construção civil e recebeu do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) o título de 1º Arquiteto Brasileiro. O Mosteiro da Luz foi considerado pela Organização das Nações Unidas para Educação (UNESCO) Patrimônio Cultural da Humanidade, e atualmente é um dos maiores centros de peregrinação ao primeiro santo brasileiro. Lá, diariamente, centenas de pessoas visitam o túmulo de Frei Galvão e buscam as milagrosas pílulas.

Conhecido como homem da paz e da caridade, Frei Galvão não media esforços para defender os pobres e denunciar as injustiças sociais. Por agir em prol dos mais fracos, chegou a ser expulso da província paulista, porém diante do clamor popular ele permaneceu em São Paulo.

Saiba mais sobre Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, o Frei Galvão em http://www.franciscanos.org.br/?p=25667

Texto: jovensconectados.org.br
Frei Galvão: santo brasileiro inspira a juventude Frei Galvão: santo brasileiro inspira a juventude Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 25.10.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires