JUFRA DO BRASIL LANÇA 13ª EDIÇÃO DO CADERNO NACIONAL DE FORMAÇÃO

   

Queridos irmãos e irmãs da JUFRA do Brasil,
Que a Paz e o Bem estejam em vossos corações.

Com muita alegria, - no dia de nosso seráfico pai, São Francisco de Assis, chegamos a 13º Edição de nosso Caderno Nacional de Formação. Esse importante instrumento formativo, fruto do trabalho que envolve a Equipe de Formação da JUFRA do Brasil, chega mais uma vez para fomentar partilhas, formações, reflexões e provocações.

Nessa Edição a Jufra tem a honra de entrevistar o mineiro Luiz Gonzaga de Souza Lima, cientista político e professor universitário. Essa entrevista chega as nossas fraternidades neste momento histórico e conturbado, podemos até dizer um momento novo, propício para recomeçar; e em pessoas como nosso irmão Luiz e o jovem Francisco, podemos buscar forças para seguir em frente! Ao mesmo passo, a formação humana traz o tema: “Democracia e a Participação Popular”. E uma pergunta nos ronda: Como cristãos, podemos ignorar a politica? Somos convocados a sermos protagonistas da mudança tão necessária no Brasil e no mundo! Precisamos viver o Evangelho na sua totalidade, é preciso denunciar os mecanismos sociais de exclusão e juntos propor caminhos alternativos de uma sociedade mais inclusiva. É preciso dar voz ao povo, às minorias e à população historicamente excluída pelo Estado.

Além do momento histórico, vamos contemplar o momento oportuno e sagrado que a nossa Igreja está vivendo, o Ano da Misericórdia. Nossas reflexões nas formações, cristã e franciscana, nos ajudarão a relacionar este momento da Igreja, com outro muito importante para nós Franciscanos e Franciscanas, os 800 anos do Perdão de Assis. A Assistência espiritual nos presenteia ainda com um belíssimo texto oferecendo-nos uma rica visão, - a partir das fontes, de Francisco de Assis sobre a misericórdia. Quanta alegria!

Este também é um espaço para Provocações, e é assim que a IMMF chega até você. Para provocar, desafiar! IMMF é Prioridade neste Triênio e juntos vamos trabalhar para alcançarmos nossos objetivos. Vale ainda destacar que quando esse caderno termina, o encarte continua. Nessa edição teremos uma proposta de encontro sobre nossa mãe, a Senhora Aparecida. Nesses dias já começam as festividades dos 300 anos do encontro da imagem no Rio Paraíba.

Ainda falando em provocações, que tal experimentar as práticas de oração com o Ofício Divino das Comunidades?! Lembrando que o ODC compõe as Pistas e Estratégias de AE (Documento: Luzes para nossa Juventude). Nosso caderno conta ainda com o espaço para uma reflexão muito interessante sobre Comunicação; alguns apontamentos para nos ajudar sobre a Gestão Financeira nas nossas fraternidades regionais e um texto sobre a Vocação Franciscana Secular no espaço da Animação Fraterna.

O resultado deste caderno é fruto de uma equipe abençoada e muito empenhada. Na festividade deste dia, louvo a Deus por cada um dos envolvidos, e suplico ao Senhor que frutifique sempre mais o amor, o carinho e a dedicação que cada um tem com a formação da Juventude Franciscana. Que a Senhora Aparecida, mãe e Rainha do Brasil, abençoe ricamente estes irmãos e irmãs e que São Francisco os inspire a recomeçar sempre, cuidando e zelando dos irmãos, seja pelo abraço, seja pela formação que nos faz abraçar o mesmo carisma. Que Deus abençoe a todos nós!

Grande abraço,

Juliana Caroline Gonçalves Almeida

Secretária Nacional de Formação 2016-2019



Por  Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil em 04 de outubro de 2016
http://formacao-jufrabrasil.blogspot.com.br/2016/10/jufra-do-brasil-lanca-13-edicao-do.html   
JUFRA DO BRASIL LANÇA 13ª EDIÇÃO DO CADERNO NACIONAL DE FORMAÇÃO JUFRA DO BRASIL LANÇA 13ª EDIÇÃO DO CADERNO NACIONAL DE FORMAÇÃO Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 6.10.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires