Como reconciliar-se com o irmão?


O tempo do advento é tempo de buscar o irmão, o irmão que nos causou dificuldades, o irmão com o qual precisamos contemplar o  Deus que vem em Jesus e que nos torna irmãos.

“Se não perdoardes aos homens suas faltas, vosso Pai celeste não perdoará as vossas” (Mt 6, 14).

Teu irmão foi para ti ocasião de provação e a tristeza te levou ao ódio? Não te deixes vencer, triunfa do ódio pelo amor.
Como? Pede a Deus com toda sinceridade por ele. 
Aceita que as pessoas o desculpem de seus erros.
Torna-te, tu mesmo, seu defensor. Aceita a provação suportando-a com coragem até o momento em que a nuvem venha a se dissipar. Não fere jamais teu irmão com palavras ambíguas para que ele não seja tentado a te responder da mesma forma. Que os dois permaneçam no registro da caridade. Com a franqueza da amizade aproxima-te dele. Suprimidas as razões do mal-estar, os dois haverão de se se verem livres da perturbação e da amargura. A alma que alimenta o ódio contra o homem  não poderá estar em paz com Deus. “Se  não perdoardes aos homens suas faltas, vosso Pai celeste não perdoará as vossas” (Mt  6, 14).  Se o outro não quiser restabelecer a paz, ao menos procura não odiá-lo, reza sinceramente  por ele. Não comentes as falhas e defeitos de teu “inimigo” com outras pessoas. A finalidade dos preceitos do Senhor é arrancar a mente do caos e do ódio atraindo-a ao seu amor e ao do próximo. Daí brota como um raio  o santo conhecimento.

Máximo, o Confessor, monge do Oriente (580-662)

Frei Almir
freialmir@gmail.com
Disponível em http://www.franciscanos.org.br/?p=120787
Como reconciliar-se com o irmão? Como reconciliar-se com o irmão? Reviewed by Juventude Franciscana Florianópolis on 29.11.16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.

Jéssica Pires