7ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos


“Digamos juntos do fundo do coração: nenhuma família sem teto, nenhum camponês sem-terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhum povo sem soberania, nenhuma pessoa sem dignidade, nenhuma criança sem infância, nenhum jovem sem possibilidades, nenhum idoso sem uma veneranda velhice. Continuai com a vossa luta e, por favor, cuidai bem da Mãe Terra.” Papa Francisco

Queridos/as irmãos/ãs, paz e bem!

A Juventude Franciscana do Brasil, através da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação – DHJUPIC, apresenta a 7ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos. Com tema ”Economia e DIREITOS” e lema “Este Sistema é INSUPORTÁVEL: Exclui, Degrada, Mata” iremos abordar os ensinamentos, as denúncias e as ações que o Papa Francisco nos apresenta e nos desafia. Como cristãos e franciscanos, não podemos ser coniventes com uma sociedade que há tanto sofrimento e injustiça. Uma sociedade que ameaça o solo, a água, o ar e toda a criação em nome de um crescimento que exalta o valor econômico e descarta o valor da vida e a dignidade humana. Assim, o Papa nos diz:

“Precisamos e queremos uma mudança! Uma mudança real, uma mudança de estruturas. Devemos reconhecer que há um elo invisível que une cada uma das exclusões e injustiças presentes em todo o mundo. Devemos reconhecer que estas realidades destrutivas correspondem a um sistema que se tornou global e impõe a lógica do lucro a todo o custo, sem pensar na exclusão social nem na destruição da natureza”.

Temos acompanhado muitos retrocessos sociais com intuito de  “ajustar a economia”. Proposta de Emenda Constitucional para  limitar investimentos em saúde e educação; reforma da previdência social e das leis trabalhistas dificultando ainda mais a vida dos/as trabalhadores/as; Diminuição de programas de distribuição de renda. Mas afinal, que economia é essa? A quem ela serve? Assim, convidados a todos e a todas a participarem desta 7ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos.

Animem suas fraternidades e comunidades para gritarmos em uma só voz: NENHUM DIREITO A MENOS! Que o Francisco de Assis e o Francisco de Roma, com a intercessão de Santa Clara, nos abençoem, nos deem força, fé e coragem para nos empenharmos cada vez mais em viver e trabalhar pela justiça, pela paz e pela integridade da criação, na promoção da “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres”

Washington Lima
Secretário Fraterno Nacional

Igor Bastos
Secretário Nacional de DHJUPIC

Juventude Franciscana do Brasil

A Juventude Franciscana de Florianópolis irá no próximo domingo dia 27 de novembro, às 16h realizar seu encontro fraterno com a temática de preparação para esta Jornada. PARTICIPE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.