Neste domingo, dia 20 de novembro, 72 paróquias que estão distribuídas pelos 30 municípios da Arquidiocese, representadas por foranias, diversas pastorais, movimentos, serviços, novas comunidades, o clero e as religiosas encontraram-se para o encerramento do Ano Santo da Misericórdia, no Estádio Orlando Scarpelli, no Estreito, em Florianópolis.
A programação começou após às 08h com uma animação. Em seguida, ocorreu uma apresentação das obras de misericórdia corporais e espirituais presentes na Arquidiocese, feita por instituições sociais.
Às 09h30, o Arcebispo presidiu a Missa solene de encerramento do Ano Santo.
Participaram desta Celebração, aproximadamente 200 padres e diáconos.
A Juventude Franciscana de Florianópolis esteve representada por alguns de seus jovens, visto que no mesmo dia no município de Curitibanos ocorreu o Encontro da Família Franciscana onde alguns membros participaram, bem como outros que estavam em compromissos diversos.
Lembramos que damos inicio em nosso país ao Ano Mariano e assim, também neste dia de Cristo Rei, saudamos Nossa Senhora do Desterro, padroeira de Florianópolis, e Santa Catarina que terá o dia 25 de novembro próximo, sexta-feira, em especial para sua comemoração.
Um ano jubilar
O Papa Francisco iniciou com o Jubileu Extraordinário da Misericórdia no dia 08 de dezembro de 2015, em Roma. Após a Comunhão, o Pontífice abriu a Porta Santa na entrada da Basílica de São Pedro. E, assim, a Igreja em todo o mundo abriu também a Porta Santa.
Na Arquidiocese, a Porta da Misericórdia foi aberta pelo Arcebispo no dia 13 de dezembro de 2015, na Catedral. E assim, foram abertas outras dez Portas Santas, distribuídas nas Igrejas Jubilares. No último domingo, 13 de novembro, todas estas Portas foram fechadas.
Foi um período em que a igreja local viveu intensamente o Ano Santo, com jubileus dos enfermos, da vida consagrada, das famílias, dos presbíteros, dos presos, dos diáconos e esposas, da juventude, das entidades, pastorais e ações sociais.
Neste tempo, intensificaram-se as obras de misericórdia corporais, espirituais e o Sacramento da Confissão. “O perdão é uma força que ressuscita para nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança”, declarou o Papa Francisco na Bula de Proclamação do Jubileu.
COM O FINAL DESTE ANO SANTO NÃO GUARDE A MISERICÓRDIA NA GAVETA, COMO FRANCISCANOS VIVAMOS A TODOS OS DIAS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.