Documentário: Contagem Regressiva

Uma das Dicas JUFRA deste mês foi o Planeta.Doc, festival internacional de cinema socioambiental que ocorre até domingo em Florianópolis. Os jufristas organizaram-se para comparecer à Conferência de Abertura na última semana e também assistiram juntos uma das películas exibidas (Contenção - sobre o encaminhamento de Lixo Nuclear). Aqui no blog, trouxemos um dos longas participantes do festival e que está disponível na internet. É uma realidade escondida de nossos olhos distantes do local. Esperamos que curtam e que reflitam! Paz e Bem
A Justiça Global e a Couro de Rato apresentam a série “Contagem Regressiva”, que relata as violações de direitos humanos que marcaram todo o processo de preparação da cidade para os Jogos Olímpicos. As remoções são o tema do primeiro episódio, um dos legados mais perversos deste período. Foi nos anos pré-olímpicos que o Rio de Janeiro conheceu a mais brutal política de remoções de sua história: mais de 20 mil famílias foram removidas desde 2009, ano do anúncio oficial da cidade sede.

Os escombros sobre o chão são apenas a face mais evidente da história arrancada a tratores e marretas.


Realização: Justiça Global e Couro de Rato
Direçao: Luis Carlos de Alencar
Produçao Executiva: Vladimir Seixas
Poesia Original: Elaine Freitas
Música Original: MANO TEKO e Mc Lasca



Sinopse dos episódios:



Episódio 1:
Na história do Rio de Janeiro as remoções forçadas foram políticas públicas usualmente exercidas contra sua população negra e pobre. A partir do dia 02 de outubro de 2009 esse processo se acentuou: a cidade carioca foi escolhida para ser sede dos Jogos Olímpicos. A Prefeitura passou a alegar que as remoções eram para dar lugar a parques esportivos olímpicos e a obras viárias ligadas aos Jogos, como a Transoeste, Transbrasil e Transolímpica. E quando se tratavam de áreas que não se encaixavam nesses casos, a justificativa mais usada era de que as remoções se dariam por risco ambiental. De 2009 até 2015 foram 22.059 famílias removidas totalizando cerca de 77.206 pessoas, segundo Dossiê do Comitê Popular da Copa e Olimpíadas do Rio de Janeiro. O reassentamento, quando ocorre, é em locais distantes, como por exemplo o bairro de Cosmos, a 70 km do centro do Rio, onde há insuficiência de transporte, escolas e hospitais públicos.


https://www.youtube.com/watch?v=D2IdgKhkxh0 (episódio 1)




Episódio 2: É na militarização e na higienização do Rio que os Jogos Olímpicos colocam suas bases. Faltando menos de dois meses para o megaevento, o novo episódio da Contagem Regressiva mostra exatamente quem sofre o Controle Urbano na construção da cidade espetáculo.


https://www.youtube.com/watch?v=OoblOhnXCyE (episódio 2)



Episódio 3: Porto Maravilha: como tem se dado a sua implementação, descaracterizando a região portuária, que é patrimônio histórico e cultural da cidade, por sua destacada dimensão da presença negra e de moradias coletivas. A maior parceria público-privada do país , administrada pelas empreiteiras Odebrecht, OAS e Carioca, declara-se como financiamento privado, mas é assegurada pelo poder público em mais de R$ 8 bilhões, através dos recursos do FGTS.


https://www.youtube.com/watch?v=sT6BAbnKD68 (episódio 3)



Episódio 4: O processo de preparação do Rio de Janeiro para os mega-eventos esportivos implicou também em uma mudança radical no modo de circulação pela cidade. Não foi apenas o aumento exponencial das tarifas que afetou o cotidiano de moradoras e moradores – junto com ele também vieram os cortes das linhas de ônibus, as obras faraônicas para construção de corredores viários, políticas que não favoreceram a maior parte da população, sobretudo na Zona Oeste da cidade.


Aliado a esse processo, houve também o aprofundamento de políticas segregatórias e racistas de controle do acesso às praias da cidade. Jovens negros vindos de favelas e periferias tornaram-se alvo de revistas, apreensões injustificadas, uma clara demonstração de que a cidade maquiada para receber os Jogos Panamericanos, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos continua de braços abertos para a Guanabara e de costas ao avesso da montanha.


https://www.youtube.com/watch?v=qt6kuxTHnJs (episódio 4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.