Encontro Fraterno: Economia e Direitos



No último domingo, 27 de novembro de 2016, a Juventude Franciscana de Florianópolis reuniu-se e antecipou as conversas com a temática proposta pela VII JORNADA FRANCISCANA NACIONAL DE DIREITOS HUMANOS.

17 jovens estiveram presentes contando com nosso Assistente Espiritual  Frei Frigo e a tarde foi guiada pelo secretariado DHJUPIC, AE e de FORMAÇÃO.

Começamos com o questionamento: O QUE É ECONOMIA?

Uma folha circulou entre os jufristas onde deveriam descrever com uma palavra o que é economia para si em seguida fomos apresentados a etimologia da palavra ECONOMIA E ECOLOGIA.

As origens da palavra econômico ou economia vem da Antiguidade. Os gregos à partir do século VII a.c., quando estabelecem relações comerciais cada vez mais complexas entre si e com outros povos circundantes, iniciam seu interesse pelo assunto. A economia passa a ser alvo dos filósofos com Xenofonte de Atenas que , no início do século IV a.c., lança seu tratado sobre o Econômico. Um trabalho eminentemente prático, que trata das boas relações e utilização dos recursos na e pela “Ôikos” do cidadão. Ôikos, casa em grego,e Nomia ou Nomos, costumes ou lei, as leis ou costumes que administram a casa, a residência e o local de trabalho, a propriedade agrícola e a comercial, lugar de defesa de seus interesses particulares e pessoais. A economia como estado privado, a “pólis” como coletivo, o lugar social do cidadão, o lugar da política.

Já a palavra ecologia é um neologismo cunhado pelo Ernest Haeckel alemão (1834-1919) utilizando as palavras gregas Ôikos, casa, e Logia, estudo, dando lhe o sentido de estudar o habitat dos seres vivos. Em resumo, a ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si e com o meio ambiente.

Hoje englobamos algo muito maior...

Em um segundo momento, o grupo foi divido em 3 e cada um ficou com um dos textos preparados para a JFNDH. A atividade foi ler o texto e em grupo escrever um poema onde cada membro contribuiu com um fragmento sem ver o fragmento anterior contribuído por outro membro ou o posterior. Ao fim, os poemas dos 3 grupos foram lidos.


Por fim fizemos uma reflexão sobre nosso papel de jovens, cristãos e franciscanos nesta luta por nenhum direito a menos, no envolvimento político e na dignidade da pessoa humano e cuidado do bem comum.

Parte dos jovens foram participar da missa e outra ficou para conversa sobre o próximo encontro a ser realizado dia 10 de dezembro e será um encontro fraterno de interação, confraternização e reflexão do ano.

paz e bem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário! A Juventude Franciscana alegre-se em receber sua mensagem! Gratidão! Paz e Bem.